PUBLICIDADE

Hóquei ou luta livre? Entenda regra que permite troca de socos dentro do rinque

Disputa entre atletas da principal liga de hóquei no gelo viralizou nas redes sociais

26 fev 2024 - 20h37
(atualizado às 21h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O hóquei no gelo é um esporte em que as equipes tentam marcar gols com tacos e um disco de borracha. Brigas entre jogadores fazem parte da cultura do esporte e estão previstas nas regras da liga, sendo incentivadas estrategicamente pelas equipes.
Atletas de hóquei no gelo travam luta durante partida nos Estados Unidos
Atletas de hóquei no gelo travam luta durante partida nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um esporte em que as equipes tentam marcar gols, usando tacos de madeira e um disco de borracha, sobre uma pista de patinação de gelo. De repente, dois adversários se estranham, tiram suas luvas e toca-se um sino, dando início a uma trocação de socos até que um dos dois caia no chão.

Diferentemente do futebol ou do basquete, a porradaria é parte da cultura do hóquei no gelo, esporte popular na América do Norte. 

No sábado, 24, viralizou a disputa entre dois jogadores da National Hockey League (NHL, principal liga do esporte). Matt Rempe, do New York Rangers, e Nicolas Delauriers, do Philadelphia Flyers, se encararam, tiraram as luvas e foram para o centro do rinque. Sob os olhares dos árbitros, colegas de equipe e espectadores, os dois trocam socos por 30 segundos até serem interrompidos pela arbitragem. 

As brigas dentro do rinque são tradições dentro do hóquei no gelo e estão até nas regras do esporte. As 'tretas' são mais difundidas nas ligas amadoras, mas também estão previstas no manual de regras da NHL. O artigo 46 da liga prevê variadas situações e punições para os envolvidos, mas existem para que as confusões não se tornem generalizadas. 

Segundo o The Playoffs, o básico das regras para as brigas entre jogadores de hóquei consiste em trocação entre apenas dois atletas, sem interferência dos demais. Os árbitros podem parar a briga quando acharem necessário ou quando um dos envolvidos for ao chão. Cada um recebe uma punição de cinco minutos fora do rinque. 

Há situações, inclusive, que as brigas são usadas como estratégias pelas equipes. Um dos jogadores é chamado de 'lenhador', que incita e defende os colegas. Quem vence uma luta inspira os colegas e desmoraliza os adversários. 

Dentro do jogo, ainda, quem marca um gol, dá uma assistência e vence uma briga conquista o 'Gordie Howe hat-trick', um feito entre os atletas.

Apesar de culturais, as brigas sobre o gelo têm sido desestimuladas, uma vez que o esporte ganha espaço midiático e passa por um plano de expansão para outros territórios. Assim, a NHL busca democratizar o hóquei no gelo para outras culturas. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade