Handebol: invicto, Brasil vence favorita Dinamarca e encara Holanda nas oitavas
O Brasil encerrou de maneira perfeita a primeira fase do Mundial Feminino de Handebol da Sérvia. Nesta sexta-feira, a Seleção passou pela favorita Dinamarca por 23 a 18, manteve a invencibilidade e garantiu a liderança do Grupo B da competição. A adversária brasileira nas oitavas de final será a Holanda, quarta colocada do Grupo A.
A defesa sólida e a goleira Babi voltaram a ser determinantes em mais uma vitória da Seleção no Mundial - Argélia, China, Sérvia e Japão também não foram páreos para o Brasil na primeira fase. No ataque, o grande destaque foi a armadora Deonise, autora de sete gols. Apesar da Dinamarca largar na frente na partida desta quinta, a Seleção não se abateu e contou com oito minutos praticamente perfeitos para abrir vantagem de 10 a 3 sobre a tricampeã olímpica.
Atordoadas com o bom desempenho brasileiro, as dinamarquesas não se impuseram nem mesmo quando o técnico Morten Soubak decidiu descansar suas titulares e mandou uma equipe praticamente reserva para a quadra. Babi, uma das únicas que seguiu jogando, seguia fazendo partida impecável no gol e manteve a confiança das companheiras. A seleção europeia até esboçou uma reação nos minutos finais, mas foi para o intervalo perdendo por 14 a 9.
Com um jogador a menos no início dos 30 minutos finais, o Brasil sofreu dois gols e viu a Dinamarca diminuir o placar para 14 a 11. Dois gols de Deonise, no entanto, devolveram a tranquilidade para a Seleção na partida. Aproveitando punição de dois minutos a uma jogadora rival, a equipe ampliou o placar para 18 a 12 e apenas administrou o jogo até o apito final.
Nas outras partidas do Grupo B nesta sexta-feira, a Sérvia bateu a China por 32 a 18 e garantiu a segunda colocação, logo à frente da Dinamarca. A última vaga do grupo ficou com o Japão, que derrotou a Argélia por 32 a 23 e irá encarar a França nas oitavas de final. Enquanto isso, a Sérvia pega a Coreia do Sul e a Dinamarca enfrenta Montenegro.