Decisão da CBF vai afetar diretamente o Grêmio
A participação do Grêmio nos playoffs da Copa Sul-Americana alterou consideravelmente seu calendário em julho. Com os confrontos diante do Alianza Lima, do Peru, marcados para os dias 16 e 23, o clube solicitou à CBF o adiamento de duas partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro.
Inicialmente, os duelos contra Fortaleza e Botafogo, previstos para acontecer na Arena, estavam programados para as mesmas semanas dos compromissos internacionais. Assim sendo, ambos foram suspensos e ainda aguardam novas datas para serem remarcados.
O time comandado por Mano Menezes retomou os treinamentos em 23 de junho, após dez dias de folga. Desde então, o grupo trabalha no CT Luiz Carvalho, focado em ajustes físicos e táticos. O treinador declarou que espera "uma evolução coletiva", aproveitando a pausa para desenvolver melhor a equipe na sequência da temporada.
No cenário atual, o Grêmio ocupa a 11ª colocação na tabela do Brasileirão, somando 16 pontos. Por ora, o único reforço oficializado é o volante Alex Santana, que chegou antes da parada. Já a tentativa de contratar Caíque, do Juventude, foi encerrada devido à reprovação nos exames médicos.
A agenda gremista em julho prevê seis partidas, distribuídas entre competições diferentes. A estreia oficial ocorre na terça-feira (8), às 19h30 (horário de Brasília), contra o São José, na Arena, pela Recopa Gaúcha. Em seguida, o time enfrenta o Cruzeiro no domingo (13), às 20h30 (horário de Brasília), no Mineirão. O primeiro confronto diante do Alianza Lima será na quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), no Peru.
Depois disso, o clube encara o Vasco no sábado (19), às 17h30 (horário de Brasília), em São Januário. O segundo jogo com o Alianza ocorre na Arena, na quarta-feira (23), também às 21h30 (horário de Brasília). Encerrando o mês, o Tricolor visita o Palmeiras no sábado (26), às 21h (horário de Brasília), no Allianz Parque.
Portanto, mesmo sem compromissos pela Copa do Brasil, da qual já foi eliminado, o mês de julho exigirá planejamento e gestão física por parte do elenco, em função da sobreposição de jogos e deslocamentos.