Luis Castro planeja início do Gauchão com jovens e adia uso dos titulares no Grêmio
Técnico português prioriza pré-temporada completa para o elenco principal e dará espaço às promessas nas primeiras rodadas do Estadual de 2026
Luis Castro, novo técnico do Grêmio para a temporada de 2026, definiu a estratégia para o início do Campeonato Gaúcho. O treinador pretende escalar uma equipe predominantemente formada por jovens nas primeiras rodadas do Estadual, enquanto os titulares seguem em período estendido de pré-temporada.
A ideia é aplicar o plano em pelo menos três partidas do Gauchão. Nesse intervalo, o comandante português avaliará as promessas do clube e decidirá quais atletas da base poderão integrar o elenco principal ao longo da temporada.
Com isso, a tendência é que os principais jogadores façam a estreia apenas na terceira rodada do campeonato, marcada para 17 de janeiro, na Arena, diante do São Luiz. O duelo, inclusive, ocorre dois jogos antes do primeiro Gre-Nal do ano.
Planejamento ainda pode passar por ajustes
Antes disso, o Grêmio deve entrar em campo com jovens contra o Avenida, no dia 10 de janeiro, em Santa Cruz do Sul, e diante do São José, quatro dias depois, na Arena. Posteriormente, a comissão técnica avalia repetir a formação alternativa na quarta rodada, contra o Guarany, em Bagé, no dia 21.
O planejamento, porém, ainda pode sofrer ajustes e será revisado a partir do dia 2 de janeiro, data marcada para o início da pré-temporada. A prioridade de Luis Castro é garantir ao menos 15 dias de preparação aos titulares antes da sequência decisiva do calendário.
Dentro dessa proposta, aliás, o treinador também busca acelerar a integração da base. Jogadores como Gabriel Mec, Luis Eduardo e Tiaguinho, destaques do sub-20, devem ganhar espaço no elenco profissional. Além deles, Riquelme, que já atua no grupo principal, aparece como uma das apostas para os primeiros compromissos do Grêmio no Gauchão.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.