Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ginástica

Ginasta revela que equipe treinou ao som da torcida do Flamengo para simular ambiente de pressão

Camila Ferezin, técnica da seleção brasileira conjunto, contou que a prática teve como objetivo preparar o lado mental das atletas

23 ago 2025 - 19h08
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A seleção brasileira de ginástica rítmica treinou ouvindo cânticos da torcida do Flamengo para preparar o lado mental das atletas e simular a pressão do público no Mundial no Rio de Janeiro.
‘A gente treinava com o som da torcida do Flamengo’, diz atleta da ginástica rítmica após apresentação:

A vibração do público presente na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, local onde acontece o Mundial de Ginástica Rítmica, lembra uma atmosfera de estádio de futebol.

Calorosos, os torcedores ecoavam cânticos, tocavam instrumentos de percussão e aplaudiam com muita força especialmente quando atletas brasileiras estavam no tablado. 

Nicole Pircio, de 23 anos, e atleta da seleção de conjunto, disse em conversa com os jornalistas que o ambiente de euforia já era esperado, mas revelou também, que dias antes do Mundial, a comissão técnica, durante os treinamentos, optou por colocar caixas de som com cânticos da torcida do Flamengo para simular o clima de pressão que viria das arquibancadas.

"A gente se preparou para esse momento, mas nada do que a gente treinou chegou aos pés do que foi aqui hoje. O brasileiro é diferenciado. A gente colocava a torcida do Flamengo, que faz um barulhão. Mas a gente já sabia que estaríamos concentradas, sem deixar nada externo atrapalhar", explicou a jovem. 

Técnica da seleção conjunto, Camila Ferezin acrescentou que a ideia de colocar caixas de som com músicas da torcida rubro-negra durante o ensaio para as séries foi importante para treinar o comportamento psicológico das atletas.

"Essa é a parte da preparação mental. A gente tenta simular como vai ser. A gente só tinha o som da Olimpíada de 2016, mas achamos que deveria ser mais forte. Aí buscamos essa solução no futebol", contou. 

O Brasil vive a expectativa de medalha na prova geral. Com somatório de 55.250 na apresentação deste sábado, 23, as comandadas de Camila Ferezin estão na briga pelo pódio.

Equipe brasileira no Mundial de Ginástica Rítmica
Equipe brasileira no Mundial de Ginástica Rítmica
Foto: MeloGym/CBG

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade