Ex-fã de Grêmio e Inter, Daiane curte momento corintiana em Londres
- EMANUEL COLOMBARI
- Direto de Ipswich (Reino Unido)
A equipe feminina de ginástica artística chegou à Inglaterra para a Olimpíada de 2012 em meio a um turbilhão: Jade Barbosa ficou fora, Laís Souza foi prematuramente cortada, Daiane dos Santos encara um resfriado... No entanto, mesmo antes de competir, a gaúcha de Porto Alegre viajou com uma alegria na bagagem: o título do time do coração, que nem mesmo é do Rio Grande do Sul. "Sou corintiana, sou campeã da Libertadores", comemora.
» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres
Vira-casaca confessa, ex-torcedora dos arquirrivais Grêmio e Internacional, Daiane faz elogios ao trabalho do técnico Tite à frente do clube paulista e deixa de lado os questionamentos por não torcer por um clube de seu Estado de nascimento. "Assim como tem colorado no Amazonas, também tem corintianos no Rio Grande do Sul", explicou.
Primeira brasileira a conquistar um ouro no Campeonato Mundial de ginástica (em 2003, no solo, nos Estados Unidos) e integrante da equipe da ginástica artística nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008), Daiane já não vive o mesmo momento brilhante que a carreira passava em 2008, quando foi sexta colocada na final do solo e voltou a passar perto de um inédito pódio olímpico - em 2004, foi a quinta no mesmo exercício. Em 2012, terá a última chance de buscar a medalha, já que anunciou: despede-se das Olimpíadas em Londres.
Porém, antes da estreia das provas na última Olimpíada da carreira, Daiane precisa vencer um derradeiro obstáculo: o resfriado que a acometeu antes da viagem do Brasil para a Inglaterra. Aí, passada as competições, poderá descansar e comer sanduíches, dos quais tem se privado nos períodos de treinos e de provas. Em meio à preparação, Daiane quebrou a rotina e bateu um papo com o Terra sobre futebol, resfriado, sono e fast food. Confira:
Terra - Daiane, você tem time de futebol?
Daiane dos Santos - Tenho. Sou corintiana, sou campeã da Libertadores.
Terra - O que você achou da campanha da Libertadores deste ano?
Daiane - Acho que o Corinthians competiu bem, acho que o Tite montou a equipe certa. O mais bacana é que não tinha estrela no time, né? E o mais legal ainda é que a gente ganhou, e ganhou invicto, né? Isso é que é foi o mais legal de tudo.
Terra - O pessoal não te cobra para torcer por um time no Sul? Torcer por um Grêmio, por um Inter...?
Daiane - Me cobra. Na verdade, já fui colorada, já fui gremista lá. Mas acho que gostar, ter essa afinidade com o time, não tem região... Assim como tem colorado no Amazonas, também tem corintianos no Rio Grande do Sul.
Terra - Aqui na Olimpíada vocês levam vantagem em cima dos meninos do futebol, né? Vocês ganham um pouco mais de atenção do que eles...
Daiane - É, mais ou menos. Acho que não, acho que todo mundo tem atenção igual. Acho que aqui o foco são os atletas. Todo mundo tem atenção aqui.
Terra - Durante esse tempo de treinamento, de competição, o que você se priva de fazer?
Daiane - Acho que tudo é meio privado, né? A gente está bem no foco mesmo do ginásio. Dormir direito, comer direito... Sabe aquela coisa, "pensa 24 horas na competição"? É bem isso que está acontecendo agora.
Terra - O que seria esse dormir direito, esse comer direito? Quantas horas por dia você queria dormir, o que você queria comer que você não pode?
Daiane - Comer várias coisas, né? O McDonald's é patrocinador oficial, a gente não pode comer agora... Mas acho que é por um bom motivo. Dormir, acho que tem que dormir oito horas (por dia). É bom, é um período bom. Tem que ser oito horas para poder descansar bem e poder chegar e treinar firme no outro dia.
Terra - E o resfriado, como é que está?
Daiane - O resfriado é que está me pegando mais. Consegui treinar todos os dias, mas faz duas noites que não consigo dormir, porque estou tossindo muito. Mas o bom é que a gente fez exames e não tem nada de sério, é só uma "gripona" mesmo. É tomar agora os remédios, e vou ficar bem.
Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.