Gabriel Araújo vence o prêmio de atleta paralímpico do ano no Laureus, o Oscar do Esporte
Rayssa Leal, João Fonseca e Yago Dora também concorreram, mas não foram vencedores de suas categorias; Carlos Alcaraz e Aryna Sabalenka são os atletas do ano
O tradicional Prêmio Laureus, conhecido como o Oscar do esporte, consagrou nesta segunda-feira, 20, os atletas que foram protagonistas ao longo de 2025, em diferentes categorias. Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, foi eleito o atleta paralímpico do ano e garantiu a honraria para o Brasil.
"Boa noite a todos. Quero agradecer a Deus e à minha família por tudo que estamos construindo. Esse prêmio, se Deus quiser, será o primeiro de muitos. Vamos continuar fazendo história", disse o mineiro de 24 anos.
Dono de cinco ouros e uma prata olímpica, Gabrielzinho
Outros três nomes do País concorreram em categorias do Laureus e não ficaram com a estatueta. O promissor tenista brasileiro João Fonseca concorreu ao prêmio Revelação do Ano, cujo vencedor foi Lando Norris, atual campeão da Fórmula 1.
A skatista Rayssa Leal, que venceu em 2025 seu quarto título da Street League Skateboard (SLS) - a principal liga de street do mundo -, e Yago Dora, campeão mundial de surfe pela primeira vez na temporada passada, foram indicados a Melhor Atleta de Esportes Radicais. A vencedora, contudo, foi a snowboarder americana Chloe Kim.
Texto em atualização...
Veja os vencedores do Prêmio Laureus 2026:
- Atleta masculino do ano: Carlos Alcaraz (Espanha/tênis).
- Atleta feminina do ano: Aryna Sabalenka (Belarus/tênis)
- Jovem atleta do ano: Lamine Yamal (Espanha/futebol).
- Equipe do ano: Paris Saint-Germain (França/futebol).
- Retorno do ano: Rory McIlroy (Irlanda do Norte/golfe)
- Revelação do ano: Lando Norris (Inglaterra/Fórmula 1)
- Atleta paralímpico do ano: Gabriel Araújo (Brasil/natação)
- Melhor atleta de esportes radicais: Chloe Kim (EUA/snowboard)
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.