PUBLICIDADE

Copa do Mundo de Futsal 2021 contará com árbitro de vídeo de maneira inédita

8 jun 2021 12h20
ver comentários
Publicidade

A Fifa anunciou nesta terça-feira que a Copa do Mundo de Futsal 2021, marcada para acontecer de 12 de setembro a 3 de outubro, na Lituânia, contará com a presença inédita do árbitro de vídeo durante as partidas.

Aprovada pelo conselho da Fifa, a tecnologia será utilizada pela primeira vez em uma competição de futsal organizada pela entidade. Os árbitros escalados para os jogos passarão por um processo de treinamentos antes do início do Mundial.

O sistema contará com um assistente de vídeo e um monitor ao lado da quadra, no qual os árbitros poderão revisar as jogadas e possíveis incidentes. O VAR poderá ser acionado nos seguintes lances: situações de gol duvidoso; checagem de pênaltis; revisão de cartões vermelhos e possíveis casos de confusão na identificação de jogadores.

A adoção do árbitro de vídeo no torneio mundial foi aprovada pelo presidente do comitê de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, que mostrou entusiasmo com a estreia da ferramenta no futsal.

"A adoção do árbitro de vídeo nas competições internacionais de alto nível é um verdadeiro marco para o futsal. É um sistema que vem como novidade para este esporte que permitirá revisar incidentes específicos no campo de jogo rapidamente e, assim, ajudar a garantir resultados mais justos", afirmou Collina ao site oficial da Fifa.

A tecnologia já vinha sendo testada em algumas competições na Lituânia, país sede do Mundial. A resposta, segundo Collina e alguns treinadores e jogadores, foi extremamente positiva.

"Apesar das dúvidas que a aplicação de qualquer novo elemento ao jogo sempre gera, a resposta da comunidade do futsal tem sido incrivelmente positiva. Os treinadores das seleções classificadas receberão em breve informações sobre este novo sistema e, agora, a nossa atenção está voltada na organização de uma fantástica Copa do Mundo de Futsal com as tecnologias mais recentes", acrescentou Collina.

A Copa do Mundo de Futsal terá a participação de 24 seleções, divididas em seis grupos:

Grupo A: Lituânia, Costa Rica, Cazaquistão e Venezuela

Grupo B: Rússia, Egito, Guatemala e Uzbequistão

Grupo C: Portugal, Tailândia, Ilhas Salomão e Marrocos

Grupo D: Brasil, República Tcheca, Panamá e Vietnã

Grupo E: Espanha, Paraguai, Japão e Angola

Grupo F: Argentina, Irã, Sérvia e Estados Unidos

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade