Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vai ter feriado ou ponto facultativo em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo feminina? Entenda

Seleção estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá; partidas na fase de grupos acontecerão entre as 7h e 8h

15 jul 2023 - 15h35
(atualizado em 15/7/2023 às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo Feminina no dia 24 de julho, contra o Panamá, mas o torcedor brasileiro já tem uma dúvida desde já: os dias de jogos do Brasil terão ponto facultativo, assim como o Mundial masculino? Os estabelecimentos comerciais fecharão quando os jogos caírem em dias de semana? Os trabalhadores terão folga? De acordo com o governo, os servidores públicos sim.

O Ministério da Gestão e Inovação deve publicar uma portaria no Diário Oficial da União com a adoção da medida que permitirá a folga do trabalho de colaboradores para assistirem às partidas. A flexibilização, tradicional em jogos da seleção masculina, é nova para o time feminino. A ideia partiu de pedido da ministra do EsporteAna Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito no começo de julho quando ambos acompanharam treinos da equipe no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

A visita dos parlamentares, além de acompanhar a preparação antes da viagem para a Austrália, país que sediará a Copa Feminina juntamente com a Nova Zelândia, serviu para revelar inicialmente o plano do governo em tornar os jogos do Brasil na competição em ponto facultativo.

"Vamos estar torcendo demais, vamos estar super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância", afirmou a ministra.

O País poderá ter sete pontos facultativos, desde que a seleção chegue até a semifinal - três na fase de grupos e quatro na etapa de mata-mata. No Mundial do Catar, foram decretados cinco pontos facultativos, já que o Brasil foi eliminado nas quartas de final para a Croácia.

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, já havia aprovado anteriormente ponto facultativo para servidores da Câmara Municipal nos dias dos jogos do Brasil. A matéria é da deputada estadual Divaneide Basílio (PT) e foi apontada pelos legisladores como uma conquista para a equidade de gênero no esporte.

Realizada na Oceania, a Copa terá uma diferença no fuso horário que pode chegar a 16 horas. Na fase de grupos, o Brasil jogará às 7h e 8h (horário de Brasília) da manhã; caso avance ao mata-mata, poderá entrar em campo entre 22h e 7h. O torneio começa dia 20. O Brasil já está na Austrália. A seleção tem compromissos na primeira fase nos dias 24 e 29 de julho, contra Panamá e França, respectivamente, e depois no dia 2 de agosto, diante da Jamaica.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade