Universidade britânica ministrará curso para técnicos brasileiros
A universidade britânica Southhampton Solent virá ao Brasil no início de 2014 para ministrar curso especializado para treinadores. As aulas e demonstrações farão parte do Encontro Internacional de Futebol, evento promovido pela UniSport Brasil entre os dias 14 e 16 de janeiro do próximo ano no Clube Paineiras, localizado na Zona Sul de São Paulo.
A empresa responsável por trazer a instituição de ensino do Reino Unido para as terras brasileiras fez levantamento e os resultados mostraram que apenas 35% dos treinadores do País passaram por cursos profissionalizantes sobre futebol. Durante o evento, os técnicos poderão conhecer novas tendências táticas, técnicas e de treinamento em demonstrações teóricas e práticas.
"É o curso ideal para jovens técnicos de todas as divisões do Brasil, incluindo as categorias de base. Foi com intuito de iniciar o trabalho de aperfeiçoamento no aprendizado técnico dos brasileiros que trouxemos a melhor universidade de futebol da Europa", justificou o diretor geral da UniSport Brasil, Pedro Stern.
O segundo módulo do curso tratará de ações nos bastidores e nos negócios do futebol. Casos reais e hipotéticos serão utilizados para a aplicação de formas de profissionalização e comercialização do esporte, patrocínios e publicidade e otimização do relacionamento com a imprensa especializada. "O futebol está no DNA brasileiro, então por que não potencializar os resultados com o estudo?", ressaltou Stern.
Segundo o ranking inglês The Times Good University Guide, a Southampton Solent é líder nos estudos acadêmicos de futebol, oferecendo curso de formação para técnicos em três anos. A universidade também explora áreas do marketing, de bastidores e até de ciências dentro dos mais diversos esportes.
As inscrições para o Encontro Internacional de Futebol UniSport Brasil são limitadas e podem ser feitas até o dia 20 dezembro pelo site da empresa. A organização do evento disponibilizará tradução simultânea durante as aulas e palestras ministradas pelos ingleses.
Confira a programação do Encontro Internacional de Futebol:
14 de janeiro - módulo técnico:
- As modernas tendências do Futebol;
- Uma visão geral dos aspectos táticos, técnicos, físicos e de treinamento;
- Tecnologia e "Scouting" no Futebol moderno. Análise da performance e estudos de casos de "Scouting";
- Introdução aos sistemas de jogo: como decidir qual o sistema utilizar;
- Análise teórica dos sistemas táticos 4-4-2 v 4-3-3/4-2-3-1 - Ataque;
- Análise teórica dos sistemas táticos 4-4-2 v 4-3-3/4-2-3-1 - Defesa
15 de janeiro - treinamento prático:
- Organização do treinamento;
- Como organizar um esquema defensivo - estratégias;
- Como organizar um esquema ofensivo - estratégias;
- Trabalho prático 4-4-2 versus 4-3-3/4-2-3-1;
- Treinamento teórico - Unindo a teoria e a prática;
- Como organizar um trabalho tático durante a pré-temporada
16 de janeiro - módulo business:
- A "comercialização" do futebol profissional;
- O futebol profissional - patrocínio, publicidade e a mídia;
- Estudo de casos: Premier League e a reforma do futebol alemão;
- Como administrar a "elite" dos jogadores - o modelo britânico;
- Como administrar a perda de jogadores para outros times;
- Estudo de casos: rejuvenescer e desenvolver uma equipe de futebol - o exemplo alemão