Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Técnico é suspenso após insultos machistas contra atleta Manuela em jogo Sub-13

Comissão Disciplinar suspende técnico do Búzios por três jogos após falas machistas; caso ganhou repercussão nas redes sociais

7 out 2025 - 10h35
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marcio Carpenter / Divulgação / Esporte News Mundo

A cena de preconceito que marcou a partida entre Sogima e Búzios, pelo Campeonato Metropolitano Sub-13, no último sábado (27), teve um novo desdobramento nesta semana. A Comissão Disciplinar da competição divulgou uma nota oficial na última quarta-feira (1) anunciando a punição ao técnico Zulmar Massa Gomes, do Búzios, por falas de teor machista contra a atacante Manuela, atleta do Sogima.

Zulmar foi suspenso por três partidas e está proibido de acessar a área técnica, vestiários ou gramado em dias de jogo durante o período da suspensão, conforme determina o regulamento da FERJ. Em caso de descumprimento, o treinador poderá ser multado entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.

Durante a partida, Manuela foi alvo de comentários machistas vindos da comissão técnica e de torcedores do Búzios. Dentro de campo, a resposta veio com futebol: dois gols decisivos e atuação de destaque na vitória do Sogima. Fora dele, frases como 'Lugar de mulher é na cozinha' escancararam um preconceito que insiste em resistir.

O episódio mais grave ocorreu ainda no primeiro tempo, quando o treinador do Búzios questionou ao bandeirinha se a presença da atleta em campo era permitida. Mesmo após ser informado de que o regulamento garante o direito, o técnico insistiu no questionamento e, ao fim do jogo, proferiu comentários ofensivos sobre a atleta — o que motivou a expulsão.

Em nota, a Comissão Disciplinar classificou o caso como grave e destacou que a atitude do treinador ofende os princípios do campeonato.

"Insistir no questionamento e proceder a falas de cunho sexista ofende os princípios que regem a competição", afirmou o comunicado.

O documento também lembrou que o Campeonato Metropolitano foi pioneiro, desde 2011, ao permitir e incentivar a prática mista nas categorias de base, garantindo espaço a meninas em competições masculinas por falta de categorias femininas.

"O Campeonato Metropolitano atua na proteção de todos os jovens que disputam a competição e não tolera qualquer tipo de ofensa aos atletas, ainda mais vinda de membros de comissão técnica, que têm responsabilidade especial na educação e na proteção dos jovens", diz outro trecho da nota.

Nas redes sociais, o caso ganhou repercussão: um vídeo mostrando a indignação da comissão técnica e familiares da jogadora ultrapassou 20 mil visualizações no Instagram e gerou uma onda de relatos de ex-atletas e familiares que enfrentaram situações semelhantes.

Foto: Marcio Carpenter / Divulgação / Esporte News Mundo

Após a partida, Manuela comentou sobre a experiência e a reação em campo:

"É muito bom pra mim, porque além de inspirar outras pessoas é muito bom estar jogando. Por exemplo, hoje, depois das críticas que passei, fazer um jogo desses é espetacular", disse a atacante.

Com a punição, o técnico do Búzios cumprirá suspensão automática nas próximas rodadas. A Comissão Disciplinar ainda solicitou manifestação formal do clube em até 48 horas sobre o caso.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade