Simunic é multado ao incitar nazismo após classificação da Croácia
Após a classificação croata à Copa do Mundo de 2014, em solo brasileiro, o zagueiro Josip Simunic fez questão de expressar sua felicidade de uma maneira não convencional: o defensor pegou um microfone, foi em direção aos torcedores locais e entoou cânticos característicos dos Ustashas, grupo nazista que esteve à frente do país durante a Segunda Guerra Mundial, apoiados por Adolf Hitler. Por quatro vezes, o atleta bradou "pelo nosso país", e foi respondido com "prontos", por parte dos apoiadores.
A promotoria de Zagreb, em nota oficial, expressou que Simunic incitou o ódio racial e ofendeu participantes de um evento público. Com isso, o jogador foi multado em 3,5 mil euros, o equivalente a 10,8 mil reais. Porém, em sua defesa, o defensor expressou que não proferiu as palavras por "ódio e destruição", tão pouco por crença política: "Fui motivado unicamente pelo amor pelo povo croata e o país. Estas são as únicas razões que me dominaram num momento de emoção. Por isso, comecei o cântico com os fãs. Não fiz nada de errado", afirmou.
Josip Simunic, jogador do Dínamo Zagreb, equipe da capital croata, tem 35 anos de idade e já soma 103 aparições oficiais por sua seleção. Além do mais, o atleta traz na bagagem duas participações em Copas do Mundo: 2002 e 2006.