São Paulo na Libertadores? Talvez só em 2024
Tricolor ficou mais longe da competição no ano que vem com resultados dessa quinta (10) no Brasileirão
Tropeços que não eram esperados por seus torcedores levaram o São Paulo a uma situação muito difícil no Brasileirão. Ela se agravou ainda mais com as vitórias de Botafogo (3 a 0 sobre o Santos) e Atlético-MG (3 a 0 no Cuiabá), nos jogos que fecharam nessa quinta-feira (10) a penúltima rodada da competição. Agora, as possibilidades de o Tricolor do Morumbi conseguir uma vaga na Libertadores de 2023 são reduzidíssimas. Teria que contar com uma combinação maluca de resultados.
Primeiro, precisaria derrotar o Goiás fora de casa. Além disso, torceria para o América-MG não vencer o Atlético-GO em Minas e o Fortaleza não derrotar o Santos na Vila Belmiro. Mas tudo isso ainda não bastaria. Para alcançar vaga na fase preliminar da próxima edição da Libertadores, também necessitaria de uma derrota do Botafogo no confronto com o Athletico-PR em Curitiba. Todos esses jogos vão ser disputados na tarde de domingo (10), pela rodada final do Brasileirão.
O São Paulo ocupa a 11ª posição, com vaga garantida para a Sul-Americana de 2023. Esse, no entanto, não era o objetivo da diretoria do clube e do técnico Rogério Ceni. Eles queriam a presença do time na Libertadores. Isso quase se deu em razão da campanha do Tricolor na Copa do Brasil, na qual foi até a semifinal, e na própria Sul-Americana de 2022, quando chegou à decisão e acabou batido pelo Independiente del Valle, do Equador, em jogo único realizado em Córdoba, na Argentina, no início de outubro.
Com somente 12 vitórias em 37 partidas, o São Paulo tem 51 pontos, com aproveitamento de 45% no Brasileirão. A diferença que o separa do líder Palmeiras é de 30 pontos. A equipe de Cenio pode encerrar o campeonato em uma das quatro posições possíveis: 11º, 10º, 9º e 8º. O Santos, em 12º, não tem mais como superá-lo.