Rizek, PVC e mais colegas defendem Renata Mendonça após fala de presidente do Flamengo: 'Ataque gratuito e misógino'
Luiz Eduardo Baptista, o Bap, chamou a comentarista de "a nariguda da Globo" durante evento
Jornalistas como André Rizek, PVC e Gustavo Villani manifestaram apoio à comentarista Renata Mendonça após ataques do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, durante um evento.
Jornalistas usaram as redes sociais nesta quarta-feira, 24, para defender e se solidarizar com Renata Mendonça após a comentarista do Grupo Globo ser alvo de ofensas por parte do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista. Bap, como ele é conhecido, chamou Renata de "a nariguda da Globo" durante evento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
André Rizek, editor-chefe e apresentador do Seleção SporTV, fez uma publicação no Instagram sobre o caso. "Lutar pelas coisas que acredita é mais que um dever de jornalista - é dever de cidadão. Mas isso tem um preço - ainda mais quando você é mulher e trabalha em um meio tão misógino como o futebol. A baixaria dirigida à Renata Mendonça só demonstra o quanto o jornalismo (de verdade) que ela pratica incomoda a quem se acha tão poderoso", disse, com uma foto de Renata.
O jornalista e narrador esportivo Gustavo Villani, do Grupo Globo, também publicou uma foto da comentarista e disse: "Todo meu respeito, Renata Mendonça".
Paulo Vinícius Coelho, o PVC, da Paramount e rádio CBN, foi outro colega jornalista que se manifestou. "A noite gloriosa da apresentação das contas do Flamengo só não precisava esbarrar na deselegância. Todo profissional tem nome e sobrenome, a não ser quando um apelido ou a soma de letras parece mais forte, como Bap, para Luiz Eduardo Baptista. Renata Mendonça é jornalista profissional e, como tal, merece ser chamada pelo nome e pelo sobrenome", escreveu PVC.
Ofensas do presidente do Fla
Durante um evento, o presidente do Flamengo ofendeu a comentarista da Globo. Ele apresentava dados do futebol feminino sobre quanto o clube recebeu por direitos de transmissão quando fez os comentários.
"A audiência crescente, tem relevância na TV aberta e fechada. Se compara ao futebol masculino? Não, mas não pode ser essa diferença. A TV fica com os lucros do pacote de marketing e não distribui", disse.
"Tem lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente, que o futebol não estimula. Dá vontade de falar: 'Filha, convence a sua empresa a botar R$ 10 milhões por ano, R$ 20 milhões por ano, em direito de transmissão. Aí, a coisa fica melhor'. Pau que dá em João, tem que bater em Maria também. Somos nós que temos que pagar as contas", completou Bap.
Em nota, a Globo disse que "repudia o ataque gratuito e misógino do dirigente do Flamengo a uma de suas profissionais e reitera seu profundo respeito às mulheres e a opiniões críticas que não ofendam nem insultem quem quer que seja". Renata não se manifestou até o momento.
Quem é Renata Mendonça
A comentarista trabalha há 5 anos no Grupo Globo. A jornalista de 35 anos comenta jogos na TV aberta, no SporTV e no Premiere.
Renata é cofundadora do portal Dibradoras, que desde 2015 busca dar mais visibilidade e voz às mulheres do esporte, e também é colunista de Esporte no jornal Folha de S. Paulo. Durante sua carreira, a jornalista já teve passagens pela ESPN Brasil e BBC.
Ela é casada com Bruno Orlando Stefano. Juntos, eles têm uma filha: Maria Luiza, que nasceu em novembro de 2024.