Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Palmeiras já tem planejamento traçado para a Libertadores 2018

20 dez 2017 - 09h12
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A Sociedade Esportiva Palmeiras conhecerá seus primeiros adversários na edição de 2018 da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira. A cerimônia de sorteio dos grupos será realizada a partir das 21 horas (de Brasília), no Centro de Convenções da Conmebol, localizado em Luque-PAR, e o Verdão já tem seu planejamento traçado para buscar o bicampeonato do torneio sul-americano.

Internamente, a avaliação da diretoria alviverde é de que a pressão colocada pelo próprio clube sobre os atletas foi prejudicial ao desempenho do Palestra na Libertadores deste ano. A equipe chegou a produzir uma camisa especial que levava os dizeres "Obsessão", em referência à música cantada pela torcida, que trata da obstinação pela conquista da América. Posteriormente, Alexandre Mattos chegou a pedir aos atletas para que não usassem o termo em suas entrevistas.

Outro ponto abordado pela cúpula palestrina foi o foco excessivo dado ao torneio. Logo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras de Cuca usou uma equipe totalmente reserva contra a Chapecoense, em Santa Catarina, mesmo ainda disputando apenas a fase de grupos da Libertadores. Em 2018, o presidente Maurício Galiotte promete aproveitar as amargas lições aprendidas recentemente.

"Não vamos focar única e tão somente na Libertadores. Vamos disputá-la também. O Palmeiras vai entrar com o objetivo de vencer todos os campeonatos. No Brasileiro desse ano, principalmente no início, tivemos alguns jogadores fora (poupados) em algumas partidas e pagamos muito caro por isso", afirmou o dirigente ao Fox Sports.

Os times classificados foram divididos em quatro potes, de acordo com o ranking da Conmebol. A lista é elaborada com base em três critérios: performance nas últimas 10 edições da Libertadores, coeficiente histórico desde a criação do campeonato e desempenho nos respectivos torneios nacionais nos últimos 10 anos.

Assim, o Palmeiras integra o pote 2 do sorteio e, como não será cabeça de chave, pode cair em um grupo complicado. Inevitavelmente, o time alviverde terá como rival River Plate (Argentina), Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai) ou Atlético Nacional (Colômbia), clubes do pote 1.

O regulamento da Copa Libertadores impede que equipes do mesmo país fiquem no mesmo grupo. Assim, o Palmeiras não enfrentará Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro, cabeças de chave do pote 1. Assim como o Flamengo, no pote 3. No entanto, equipe que se classifiquem pela fase prévia - como Vasco ou Chapecoense  - podem cair no grupo do Verdão.

Em jejum na Copa Libertadores desde 1999, ano em que conquistou seu único título, o Palmeiras fracassou nas duas últimas edições do torneio. Em 2016, o time alviverde caiu logo na primeira fase e, em 2017, acabou eliminado pelo Barcelona de Guaiaquil nas oitavas de final.

Confira os potes:

Pote 1

River Plate

Boca Juniors

Grêmio

Atlético Nacional-COL

Peñarol

Santos

Corinthians

Cruzeiro

Pote 2

Independiente

Emelec

Estudiantes

Cerro Porteño

Palmeiras

Bolívar

Libertad

Universidade de Chile

Pote 3

The Strngest

Colo-Colo

Racing

Flamengo

Defensor

Alianza Lima

Millonarios

Real Garcilaso

Pote 4

Atlético Tucumán

Deportivo Lara

Monagas

Delfín

Classificado pela fase prévia

Classificado pela fase prévia

Classificado pela fase prévia

Classificado pela fase prévia

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade