Ozzy deu adeus no estádio do Aston Villa e fortaleceu laços com o time de coração antes de morrer
Pioneiro do heavy metal cresceu perto da arena do clube de Birmingham, com o qual lançou uma série de ações a partir do meio de 2024
Morto nesta terça-feira, 22, aos 76 anos, a lenda do rock Ozzy Osbourne tinha uma relação profunda com o Aston Villa, clube de futebol de Birmingham, no Reino Unido, para o qual torcia. Criado na cidade, o vocalista do Black Sabbath cresceu no bairro de Aston, muito perto do estádio do time, onde realizou há duas semanas fez um show de despedida dos palcos com a participação de outros ícones da música.
"É hora de voltar ao começo... hora de retribuir ao lugar onde nasci", disse Ozzy antes do concerto. "Como sou abençoado por fazer isso com a ajuda de pessoas que amo. Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre."
Em nota oficial, o Aston Villa lamentou a morte do torcedor ilustre.
"Crescendo em Aston, não muito longe de Villa Park, Ozzy sempre teve uma conexão especial com o clube e a comunidade de onde veio", diz o texto. "Uma lenda da música, o impacto de Ozzy no entretenimento e na cultura foi profundo e inegável, e seu legado viverá para sempre", conclui.
Os laços entre o músico e o clube de seu bairro foram estreitados em ações oficiais recentes, ao longo dos últimos meses. Em julho de 2024, Ozzy e Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participaram do vídeo de lançamento do uniforme do Aston Villa para a temporada 2024/2025.
Mais tarde, outro plano de marketing explorou as marcas Ozzy, Villa e Sabbath, no mês de outubro. A Adidas, patrocinadora do clube, laçou uma chuteira com a temática "Príncipe das Trevas", alcunha pela qual o cantor era conhecido. Também foi lançada uma camisa com o logo da banda estampado, peça utilizada pela equipe em partida contra o Crystal Palace.
Em janeiro deste ano, mais uma homenagem, desta vez realizada por torcedores nas arquibancadas do Villa Park, onde foi exibido um mosaico com a imagem de Ozzy acompanhada da frase "Up The Villa", expressão de apoio ao time utilizada pela torcida. No gramado, vitória por 4 a 2 sobre o Celtic, em jogo da Champions League, torneio que o tradicional time de Birmingham não disputava há 41 anos.
Em suas passagens pelo Brasil, o Príncipe das Traves se envolveu com o futebol. Exibiu uma bandeira do Grêmio em 2011, durante show no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, assim como fez com bandeira do Atlético-MG, no Mineirinho, em Belo Horizonte. Também já se apresentou vestido com uma camisa do Flamengo no Rock in Rio de 1985.
O Grêmio lamenta o falecimento de Ozzy Osbourne. Uma perda enorme de um ícone do Rock. Ele foi pioneiro do heavy metal, fez história na música e conquistou milhões de fãs em todo o mundo. Em 2011, o lendário Príncipe das Trevas cantou abraçado à nossa bandeira. Imortal! ?? pic.twitter.com/lwC9zy5SVa
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 22, 2025