O Mundial de Clubes da Fifa está nivelado por baixo
O Mundial de Clubes da FIFA 2025 apresenta um nivelamento por baixo, com equipes menos brilhantes do que em anos anteriores, mas ainda proporciona jogos equilibrados, zebras e belas atuações, com o Fluminense sendo o único não europeu nas semifinais.
Com as semifinais do Mundial de Clubes da Fifa definidas, vemos o Fluminense como o único time não europeu que ainda está na briga pelo título, sendo Real Madrid, PSG e Chelsea os outros três times na disputa.
Este Mundial trouxe vários jogos bonitos e bem agradáveis pra se assistir, com algumas zebras e heróis improváveis, como o volante Hércules, do Fluminense. Mas verdade seja dita, mesmo sendo um campeonato disputado em um novo formato, os times que estão participando não trazem o brilho de outros tempos. Estão todos, sem exceção, com o pior time/elenco dos últimos anos.
PSG, que tem se mostrado o bicho papão da temporada, não tem um nome de peso em seu time principal, como já foi com Mbappé, Neymar, Messi, Ronaldinho Gaúcho e Raí. O Chelsea é outro time que tem vencido os jogos, mas que não conta com um grande craque.
O Real Madrid, que já contou com nomes como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Zidane, aposta as fichas hoje em Vini Jr., que apesar de ter sido escolhido no ano passado o melhor jogador do mundo pela Fifa, não desequilibra os jogos, como os craques já citados, e ainda tem a desconfiança de muitos torcedores. Até Modric, que também já foi considerado o melhor jogador do mundo em 2018, está na reserva. Mbappé finalmente estreou pelo Real Madrid nas quartas de final contra o Borussia e marcou um lindo gol, mas ainda assim fica abaixo do Fenômeno.
Este nivelamento por baixo deixou os jogos mais equilibrados, apesar da diferença da folha salarial dos clubes ser gigante.
Deste modo o Botafogo conseguiu vencer o poderoso PSG, o Fluminense derrotou a Inter de Milão, o Al Hilal passou pelo Manchester City e o Flamengo venceu o Chelsea.
Some-se a isso o fato de que os times europeus estão em fim de temporada, mas isto seria uma desculpa esfarrapada se formos considerar o louco calendário dos times sul-americanos, em especial dos times brasileiros.
Vimos também jogos onde o favorito venceu, como a vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo, por 4x2 e do Chelsea sobre o Palmeiras, por 2x1.
Este nivelamento por baixo também teve reflexo nas arquibancadas, com jogos onde ingressos foram doados para aumentar o público, e nem assim a capacidade total do estádio foi preenchido.
Resumindo tudo, entre mortos e feridos, o saldo deste Mundial de Clubes tem sido positivo, com belos jogos e lindos gols, teremos agora os jogos das semifinais e a grande final para sabermos quem será o grande campeão. Em qual time você aposta?
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.
