PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo todo trata Pelé como rei, menos a Argentina

Manifestações pela morte do maior ídolo da história do futebol se multiplicam

2 jan 2023 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários

Nas condolências endereçadas à CBF, nas manchetes de sites, revistas e jornais e no noticiário de TV de todo o planeta, nos últimos dias, Pelé foi tratado como rei do futebol, figura única no esporte, ídolo e mito sem igual. Foi assim no Cazaquistão, na Etiópia, na Rússia, só para citar alguns exemplos.

Pelé, rei do futebol em todo o planeta, com exceção da Argentina
Pelé, rei do futebol em todo o planeta, com exceção da Argentina
Foto: Ernani Ogata/Código19/Gazeta Press

Os países da Europa ocidental também seguiram essa linha. Na América Central e do Norte, o tom foi o mesmo. Em outros países da Ásia e África, idem. Na América do Sul, nem se fala.

Só houve uma exceção: a Argentina. Embora sua morte tenha sido bastante destacada pelo país vizinho, evitou-se por questões locais e óbvias dar o título de melhor do mundo a Pelé. A imprensa argentina o reverenciou como um dos maiores de todos os tempos, convicta, porém, de que o rei teria de dividir o trono com Maradona e Messi ou um dos dois.

O Jornal Olé lamentou a morte “ de um dos maiores da história do futebol mundial”. O Clarin, também de Buenos Aires, chamou Pelé de “a primeira grande estrela do futebol”. Até o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, entrou na onda e se referiu a Pelé como “um dos melhores futebolistas da história”.

Quem fugiu à regra foi o Boca Juniors, que em suas redes sociais, reconheceu o título de rei do tricampeão mundial. O clube é um dos mais populares da Argentina.

Pelé morreu na sexta-feira (30) em São Paulo aos 82 anos. Nesta segunda, seu velório reúne multidões em torno do estádio do Santos, na Vila Belmiro. Ele será sepultado nessa terça (3).

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, fotos, ilustrações, áudios, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade