PUBLICIDADE

Mundial de Clubes

Conheça a história de Charlie Williams, o elo da relação entre Manchester City e Fluminense no século XX

Ex-goleiro do clube inglês treinou o Tricolor em duas passagens

21 dez 2023 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

Fluminense e Manchester City possuem uma ligação que vai além da coincidência de terem jogado a Série C em 1999 e terem conquistado seus primeiros títulos continentais em 2023. E tudo por conta de um inglês chamado Charlie Williams.

Foto: Lance!

Essa história nos leva até o fim do século XIX e início do século XX. O histórico goleiro defendeu a camisa dos Sky Blues entre 1894 e 1902 e fez parte do elenco que conquistou o primeiro título dos Citizens, em 1898/1899.

Além disso, Charlie Williams é tratado como o primeiro goleiro a marcar um gol na história do esporte também com a camisa do Manchester City, em 1900. Mas onde entra a relação do inglês com o Fluminense?

Em 1911, Oscar Cox, fundador do Tricolor das Laranjeiras, realizou um encontro com o ex-jogador em Londres e convenceu o britânico a assumir o cargo de treinador do Time de Guerreiros. Próximo dos 40 anos de idade, o veterano foi o primeiro treinador da equipe da zona sul do Rio de Janeiro.

Segundo um artigo escrito por Morten Olesen, Williams aceitou a vinda para o Brasil por um salário de 18 libras por mês, duas viagens para a Inglaterra, além de alimentação e hospedagem no Rio de Janeiro. E em sua primeira temporada, o inglês liderou o Fluminense ao título do Campeonato Carioca.

O treinador também foi responsável por comandar o Tricolor ao triunfo no primeiro Fla-Flu da história do futebol. Mas em 1914, o britânico foi convocado pelo serviço militar durante a 1ª Guerra Mundial e voltou ao Brasil 10 anos depois, onde conquistou mais um Campeonato Carioca com a equipe das Laranjeiras em 1924.

Em sua empreitada no futebol, Charlie Williams não teve a chance de assistir a um confronto entre Fluminense e Manchester City. Mas o embate entre os dois times na final do Mundial de Clubes revive a história de um dos grandes personagens do esporte e dos clubes.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade