PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com gol de Lucas Lima, Palmeiras cede empate ao Santos

Gol do time alvinegro praiano foi anotado pelo zagueiro Gustavo Henrique

19 jul 2018 - 22h07
(atualizado às 22h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Ruim para os dois lados. Nesta quinta-feira (19), Santos e Palmeiras duelaram no Pacaembu e empataram por 1 a 1 no primeiro jogo de cada equipe no Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo. O time alviverde abriu o placar com o ex-alvinegro Lucas Lima, mas deixou cair o ritmo na segunda etapa e sofreu empate, anotado por Gustavo Henrique.

O clássico sempre é um teste para Palmeiras e Santos, mas no duelo desta quinta-feira, a prova de fogo foi ainda maior. No primeiro jogo após a pausa para a Copa do Mundo, as duas equipes 'estrearam' novas formações, com novos planos táticos. Pelo que apresentaram, porém, a impressão foi de que apenas o Palmeiras soube utilizar o tempo livre.

Pela primeira vez em um jogo oficial no ano, o time de Roger Machado foi escalado com três meias criativos. No início da partida, a opção parecia que seria um problema, já que o time alviverde entrou em campo disposto a contra-atacar, mas sem ter a velocidade de pontas rápidos como Keno e Dudu.

Gustavo Henrique comemora gol de empate do Santos
Gustavo Henrique comemora gol de empate do Santos
Foto: Leandro Bernardes / Framephoto / Estadão Conteúdo

O Palmeiras, entretanto, não demorou para achar uma solução, claramente treinada durante a pausa. Com seis minutos, Willian, o mais veloz do setor ofensivo alviverde, abriu pela direita, recebeu uma bola longa e fez grande jogada. Enquanto Bigode driblava o marcador, Lucas Lima entrou pelo meio, na posição do camisa 29, recebeu o passe, girou e bateu no canto.

Não foi o primeiro clássico de Lucas Lima vestindo a camisa do Palmeiras contra seu ex-clube, tampouco a primeira vez em que foi hostilizado pelas arquibancadas alvinegras, mas ao contrário dos últimos duelos, o meia mostrou 'raiva' do rival e o futebol que lhe trouxe ao clube rival. Prova disso foi a comemoração, mostrando seu nome e número e batendo no que ele mesmo disse ser "o escudo do Maior Campeão do Brasil".

Lucas Lima é cercado pelos companheiros na comemoração
Lucas Lima é cercado pelos companheiros na comemoração
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Tendo Lucas Lima como maestro, o Palmeiras apresentou seu 'novo' estilo de jogo. Em mais de uma oportunidade, a equipe trocou passes em sequência por mais de um minuto, colocando os adversários na roda, mas pecando na objetividade para chegar ao gol. A atuação impecável da zaga e a falta de criatividade praiana contribuíram para o domínio alviverde.

Do outro lado, o time praiano de Jair Ventura, que treinou durante toda a intertemporada com quatro atacantes, se mostrou desorganizado. Sem meio-campo, o Santos assustou apenas em jogadas individuais e abusou nos cruzamentos. Nada construído pelo meio, onde o atacante Rodrygo tentou ser armador.

Gabriel marca Bruno Henrique em Santos x Palmeiras
Gabriel marca Bruno Henrique em Santos x Palmeiras
Foto: Léo Pinheiro / Framephoto / Estadão Conteúdo

Palmeiras vacila e Santos arranca o empate

Na etapa final, pela queda do Palmeiras, o jogo se equilibrou. O Santos seguiu assustando apenas em cruzamentos para a área, mas o Verdão deixou cair o nível físico e de concentração. A equipe passou não recompor defensivamente como antes, não se movimentar para receber na frente e errar muitos passes.

E foi justamente nesta situação que o gol de empate do Santos aconteceu. Gustavo Scarpa errou passe no ataque, o Peixe puxou o contra-golpe e Dodô foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Victor Ferraz acertou seu primeiro levantamento no jogo, mas Antônio Carlos afastou. No rebote, Dodô tocou de cabeça, e Felipe Melo desviou contra o próprio travessão. A bola sobrou para Gustavo Henrique apenas tocar de cabeça para empatar.

Hyoran lamenta gol perdido pelo Palmeiras
Hyoran lamenta gol perdido pelo Palmeiras
Foto: Marco Galvão / Fotoarena / Estadão Conteúdo

Com o 1 a 1 no placar, Roger colocou Deyverson na vaga do lesionado Willian. Artur e Jean também entraram nos lugares de Hyoran e Lucas Lima. Assim, o Palmeiras passou a 'imitar' o Peixe e apostar nas bolas levantadas para a área.

Em cruzamentos, Deyverson quase marcou, mas Vanderlei fez milagre. Depois, o garoto Artur acertou a trave, mas a pressão palestrina, já pouco organizada, não foi suficiente para o Verdão retomar o Brasileirão com vitória. Do lado alvinegro, ficou o gosto ruim pelo gol sofrido do ex-ídolo, mas o alento do empate em um duelo que o Peixe não teve grande atuação.

Rodrygo disputa lance com Marcos Rocha
Rodrygo disputa lance com Marcos Rocha
Foto: Bruno Ulivieri / Dia Esportivo / Estadão Conteúdo

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 1 PALMEIRAS

Data: 19 de julho de 2018, quinta-feira

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Horário: 20 horas (de Brasília)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa)

Assistentes: Hélcio Araújo Neves e Heronildo Freitas da Silva

Público: 23.572 pessoas

Renda: R$ 748.458,00

Cartões amarelos: Alison, Léo Citaddini, Jean Mota e Rodrygo  (SANTOS); Lucas Lima, Antônio Carlos, Gustavo Scarpa, Deyverson e Felipe Melo (PALMEIRAS)

GOL:

SANTOS: Gustavo Henrique, aos 29 minutos da etapa final

PALMEIRAS: Lucas Lima, aos cinco minutos do primeiro tempo

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Dodô; Alison (Léo Cittadi), Jean Motae Rodrygo (Yuri Alberto); Gabigol, Bruno Henrique e Eduardo Sasha (Copete)

Técnico: Jair Ventura

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Artur); Gustavo Scarpa, Hyoran (Jean) e Willian (Deyverson)

Técnico: Roger Machado

Veja também:

Para Sempre Chape Trailer Oficial:
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade