Liverpool confirma obras de ampliação do estádio Anfield Road
O Liverpool confirmou nesta quinta-feira que fará obras de ampliação e modernização em Anfield Road. A capacidade total do estádio deve ser expandida para 54 mil torcedores, um aumento de 20% em relação aos 45 mil lugares existentes atualmente. A reforma deve durar até a temporada 2016/2017, mas o clube poderá continuar jogando lá nesse período.
Segundo a televisão inglesa BBC, o custo total da obra é estimado em cerca de R$403 milhões. O projeto será concretizado com ajuda financeira e prática do Fenway Sports Group, um fundo de investimentos esportivos que comanda o Boston Red Sox, time de baseball dos Estados Unidos, e o próprio Liverpool. O grupo já teve uma experiência semelhante com a recente reforma do Fenway Park, em Boston, estádio dos Red Sox.
A modernização de Anfield Road já havia sido prevista em 2012. Naquela ocasião, a administração do clube se comprometeu a reformar e revitalizar os entornos do estádio, como parte de um compromisso firmado com a prefeitura de Liverpool pela regeneração da cidade a médio e longo prazo.
Além da expansão, as obras no estádio também terão como objetivo deixá-lo mais moderno, acessível e acolhedor para os torcedores do clube. Com a reforma, Anfield estará adequado aos padrões da Fifa para receber partidas entre seleções, além de estar apto também a sediar finais de competições europeias da Uefa.
Anfield Road é um dos estádios mais antigos do mundo: foi inaugurado em 1884. Inicialmente era utilizado pelo rival Everton, que deixou de jogar lá em 1891. O Liverpool se apropriou de Anfield logo depois de sua fundação, em 1892.