Limpeza no X reduz seguidores de clubes brasileiros em mais de 1,3 milhão
Relatório aponta forte queda de seguidores na antiga plataforma Twitter. Flamengo, Palmeiras e Remo ampliam presença em outras redes sociais
Entre setembro e outubro, clubes brasileiros registraram uma queda estimada em 1,3 milhão de seguidores no X — a antiga plataforma Twitter — segundo o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, divulgado pelo Ibope Repucom.
A principal razão, inclusive, apontada é uma provável ação de remoção de contas inativas por parte da rede social, embora a empresa não tenha confirmado oficialmente a medida.
Porém, apesar desse recuo, alguns clubes conseguiram avançar no universo digital:
-
O Flamengo adicionou cerca de 341 mil novos seguidores no período, principalmente no Instagram (cerca de 255 mil), TikTok (100 mil) e YouTube (50 mil).
-
O Remo alcançou seu melhor mês desde o início da série histórica da pesquisa. Teve cerca de 80 mil novos seguidores, impulsionados por vitórias na Série B.
-
O Palmeiras conquistou aproximadamente 66 mil novas inscrições entre suas plataformas, sendo Instagram o principal canal de crescimento.
-
O Mirassol somou cerca de 62 mil seguidores novos e subiu duas posições no ranking, ocupando agora a 43ª colocação.
-
O Vasco fechou o top 5 do mês, com aproximadamente 17 mil novos seguidores, também liderados pelo Instagram.
Para as 50 equipes analisadas pela pesquisa, esse foi o menor crescimento mensal registrado desde julho de 2016. Evidenciando, portanto, o impacto que a limpeza de perfis inativos pode ter no ambiente digital do futebol brasileiro.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.