PUBLICIDADE

Libertadores

Conmebol define final única da Libertadores para um sábado

Maracanã pode ser o local da decisão em jogo único em 2019

11 jun 2018 - 11h01
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira final em jogo único da Taça Libertadores da América já tem data para ocorrer: 23 de novembro de 2019. A decisão foi tomada pela Conmebol, numa reunião de seus dez presidentes de federações nacionais em Moscou.

Final da Libertadores de 2019 será em jogo único
Final da Libertadores de 2019 será em jogo único
Foto: FERNANDO DANTAS / Gazeta Press

Ainda que a data tenho sido definida, a concorrência agora é para estabelecer onde a partida será jogada. Inicialmente, Lima havia se apresentado, justificando estar relativamente no centro do continente. Mas outros locais indicaram que poderão se apresentar para o evento. Uma delas seria Santiago, ainda que dirigentes ouvidos pelo Estado admitam que o plano é de que a decisão sobre a primeira sede seja acima de tudo política e comercial.

No Brasil, não se descarta que o Maracanã ou mesmo a cidade de Porto Alegre apresentem suas propostas. Quando o assunto começou a ser debatido, ainda em 2016, uma das propostas iniciais era de que o jogo pudesse ocorrer até mesmo em Miami. Mas a ideia foi abandonada para privilegiar uma cidade dentro de uma das federações envolvidas no torneio.

Ao realizar uma decisão num sábado e em jogo único, os sul-americanos esperam elevar a receita do torneio e a visibilidade da final, inclusive no exterior.

Em 2017, a Conmebol obteve uma receita de cerca de R$ 500 milhões com a Libertadores. Na Europa, os torneios continentais de clubes somam mais de R$ 6 bilhões por ano em receitas.

Veja também

 

Imagens da Copa do Mundo que marcaram a história do futebol:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade