La Liga: Barcelona sofre com Borja Iglesias, mas vira graças a Raphinha em jogaço com Celta de Vigo
Partida de sete gols deixa time catalão confortável na liderança do Campeonato Espanhol
O Barcelona flertou com um vexame em casa, neste sábado, ao permitir virada do Celta de Vigo por 3 a 1 no Estádio Olímpico Lluis Companys. Mas o brasileiro Raphinha roubou a cena nos minutos finais e não apenas salvou o time da derrota como foi decisivo para uma reviravolta e triunfo heroico por 4 a 3 no Campeonato Espanhol.
O brasileiro anotou duas vezes, chegando a 30 gols na artilharia do Espanhol, e ainda deu uma assistência para Dani Olmo. Com o triunfo gigante e em tons dramáticos, buscado aos 52 do segundo tempo, o Barcelona mantém a boa folga na liderança, agora com 73 pontos diante de 66 do arquirrival Real Madrid, que atua no domingo.
Desgastado após dura batalha nas quartas de final da Liga dos Campeões, na qual avançou com derrota por 3 a 1 na casa do Borussia Dortmund, o Barcelona entrou em campo sem seu jovem astro Lamine Yamal, preservado por Hansi Flick e na reserva.
A ausência no setor ofensivo acabou não sentida já que o substituto, Ferran Torres, necessitou de apenas 11 minutos para abrir o marcador. Recebeu de Iñigo Martínez e bateu cruzado, da entrada da área.
A reação dos visitantes, contudo, veio de imediato. Em um lance repleto de erros dos catalães. Bola desperdiçada no ataque e contragolpe mortal. Durante cruzou, Szczesny errou na tentativa de corte e Borja Iglesias mandou às redes vazias.
O atacante do Celta de Vigo estava inspirado e após o intervalo anotou mais duas vezes, deixando o Barcelona em situação delicada, atrás do placar por 3 a 1 aos 17 minutos. O segundo saiu em batida cruzada e o terceiro após os catalães cruzarem para a área e o zagueiro afastar com um chutão. O centroavante pegou, avançou e mandou no canto de Szczesny.
Raphinha, então, entrou em ação para salvar o que seria um sábado desastroso no estádio Olímpico Lluis Companys. Primeiro o brasileiro deu lindo passe entre os marcadores pra Dani Olmo empatar. Depois, apareceu na área para empatar, de cabeça, após cruzamento de Yamal, lançado por Flick.
Os minutos finais foram de enorme pressão e até um nervosismo exagerado de Raphinha pela catimba do Celta. O Barcelona teve oito minutos de acréscimos para buscar o triunfo, e conseguiu, graças ao dia iluminado do camisa 11. O brasileiro bateu pênalti anotado após consulta ao VAR com precisão aos 52 minutos, para festa e alívio na Catalunha.
Atlético de Madrid perde em Las Palmas e se afasta de Barcelona e Real Madrid
Sem inspiração, o Atlético de Madrid sofreu uma inesperada derrota, por 1 a 0, para o Las Palmas, neste sábado, no campo do adversário. O resultado fez com que o time do técnico Diego Simeone se afastasse ainda mais dos líderes Barcelona e Real Madrid na classificação.
O Atlético continua com 63 pontos, contra 66 do Real, que joga neste domingo, e 73 do Barcelona. O Las Palmas chegou aos 32 pontos, em 17º lugar, e saiu da zona de rebaixamento.
A superioridade do Atlético de Madrid sobre o Las Palmas na classificação não foi confirmada em campo. Com titulares importantes como De Paul e Griezmann no banco de reservas, o time da capital espanhola viu a equipe anfitriã dominar o meio de campo, com destaque para o meia Alberto Moleiro, e ter as boas oportunidades para abrir o placar.
Só aos 37 minutos do segundo tempo o Atlético produziu um lance de perigo, com Giuliano, em jogada pela ponta-direita, mas a finalização foi fraca e para fora.
Mas o melhor estava por vir. Aos 47, depois de um lançamento para o ataque do Las Palmas, a bola sobrou para Muñoz, que empurrou para dentro do gol. O VAR analisou e a jogada foi validada para loucura da torcida presente. O Atlético foi desesperado ao ataque, mas não conseguiu o empate.