Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Ninguém deu nó! Em duelo tático, Galatasaray e Chelsea empatam na Turquia

26 fev 2014 - 18h53
(atualizado às 19h00)
Compartilhar

Istambul (Turquia), 26 fev.- O Galatasaray segurou o ímpeto inicial do Chelsea, e arrancou empate de 1 a 1 nesta quarta-feira, em jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, disputado em Istambul, que teve como destaque o duelo tático entre os técnicos das equipes.

Os 'Blues', comandados pelo português José Mourinho, saíram na frente do placar logo aos 8 minutos do primeiro tempo, quando Fernando Torres marcou. O jogador espanhol era apontado como provável reserva de Samuel Eto'o.

Em desvantagem, o italiano Roberto Mancini começou a mexer na sua equipe cedo, para recuperar o terreno perdido. Na volta do intervalo, já havia feito duas alterações no time - a primeira foi aos 31 minutos da etapa inicial. Deu certo, já que aos 19 minutos do segundo tempo, Chedjou igualou o placar.

Cinco brasileiros estiveram em campo no duelo, dois para cada lado. O estreante em 'Champions' Alex Telles e Felipe Melo foram titulares no time turco. Ramires e Willian também começaram jogando para os visitantes. Oscar entrou só nos acréscimos do segundo tempo, e David Luiz não atuou.

Chelsea e Galatasaray se reencontrarão no dia 18 de março, no estádio Stamford Bridge, em Londres. Se o placar de 1 a 1 se repetir, o jogo irá para a prorrogação, e em caso da igualdade seguir, para os pênaltis. Ao time inglês, basta vencer ou empatar em 0 a 0. Os demais resultados darão vaga à equipe turca.

Nas escalações para o jogo, Roberto Mancini e José Mourinho apresentaram surpresas. No time turco, o bósnio Izet Hajrovic, contratado recentemente junto ao Grasshopers, da Suíça, foi escalado para estrear na Liga dos Campeões. Com a aposta pelo meia-atacante, o comandante italiano mostrava desejo de ser mais ofensivo.

Nos 'Blues', David Luiz foi vetado, e com isso, Ramires e Lampard seriam responsáveis pela contenção no meio. A novidade ficava pela presença de dupla de ataque, formada por Fernando Torres, que era apontado como reserva de Samuel Eto'o para o jogo, e Schurlle.

No reencontro com o Chelsea, clube com o qual conquistou a competição em 2012, Didier Drogba recebeu um desagradável cartão de visitas. Com menos de 20 segundos, ao tocar pela primeira vez na bola, o centroavante sofreu dura falta de Ramires. Houve reclamação, cara feia, mas depois o marfinense cumprimentou o ex-companheiro.

Aos 3 minutos, Fernando Muslera foi de vilão a herói em instantes. Ao tentar cortar com chutão um ataque do Chelsea, o goleiro errou e deu a bola nos pés de Willian. O brasileiro deu leve toque por cobertura, mas o camisa 25 do Galatasaray, que estava fora da área, se recuperou e tocou de cabeça para escanteio.

Pouco depois, Mourinho mostrou que estava certo ao apostar em Torres. Aos 8 minutos, em trama rápida pela esquerda ofensiva, Azpilicueta recebeu na área e cruzou para trás, encontrando 'El Niño', que fuzilou para Muslera, abrindo o placar da partida.

Diferente do colega, Mancini parece ter se arrependido da escolha que fez. Primeiro, aos 16 minutos, quando em lateral cobrado por Alex Telles, Drogba dominou na área e acionou Hajrovic, que apareceu de trás para emendar de primeira. O bósnio, contudo, acabou isolando a bola por cima do gol de Cech.

Aos 29, o novato do time apareceu de novo, finalizando para a defesa do goleiro dos 'Blues'. Talvez por causa das chances perdidas, pouco depois, o técnico do Galatasaray resolver tirar Hajrovic de campo, colocando o meia Kurtulus, em tentativa de dar mais consistência defensiva aos anfitriões.

A mexida fez o 'Gala' crescer na partida, e até chegar a assustar o Chelsea aos 39 minutos do primeiro tempo. Em sua estreia na 'Champions', Alex Telles mostrou que não sentiu nenhuma timidez e soltou a bola de fora da área. Cech apareceu bem e conseguiu espalmar à esquerda da trave.

Três minutos depois, o time turco chegou a balançar as redes, mas em lance que acabou invalidado pelo árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo. Tudo porque o zagueiro Cahill estava distraído jogando uma bola para fora do campo, enquanto Eboué cobrava lateral rápido para Yilmaz com outra bola. O atacante até comemorou, inutilmente.

O Chelsea seguiu no segundo tempo com mais força ofensiva, tanto é que aos 6 minutos, quase Fernando Torres anotou mais um. Após lançamento na medida de Hazard, o espanhol levou a melhor na disputa de corpo com a defesa do time da casa, e bateu para ótima defesa de Muslera.

O Galatasaray respondeu quase marcando sem querer, aos 10, quando Yilmaz tentou achar Drogba na área, mas um desvio Cahill, que quase surpreendeu Cech. Por sorte do goleiro, a bola saiu à direita da trave que defendia.

Aos 17 minutos da etapa complementar, os anfitriões tiveram sua melhor chance no jogo para igualar o placar. Em jogada iniciada em escanteio cobrado da direita ofensiva por Sneijder, Drogba ganhou da zaga 'blue' pelo alto e escorou em direção ao segundo pau, onde apareceu Inan, para dar leve toque e acertar a trave.

Dois minutos depois, de novo se aproveitando da bola parada venenosa do camisa 10 holandês, o time turco marcou. Sneijder cobrou escanteio com categoria, colocando a bola na pequena área do Chelsea, onde estava Chedjou, que bateu de primeira para o gol.

Sentindo o golpe, José Mourinho mexeu no time, tirando Schurrle para lançar Mikel em campo. Instantes depois, o técnico português mexeu de novo, colocando Eto'o no lugar de Torres. Nem assim o time inglês conseguiu sair do encurralamento imposto pelo 'Gala'. Aos 29, Alex Telles obrigou Cech a fazer grande defesa mais uma vez.

Nos minutos finais, as duas equipes preferiram se fechar a arriscar tomar um segundo gol. Houve muito toque de bola, mas poucas finalizações. O destaque negativo acabou sendo um choque de cabeça entre Felipe Melo e Obi Mikel, que entrou no segundo tempo. O nigeriano levou a pior e precisou de longo atendimento.

Ficha técnica:.

Galatasaray: Muslera; Eboué, Chedjou, Balta (Kaya) e Alex Telles; Felipe Melo, Inan, Hajrovic (Yekta Kurtulus) e Sneijder; Yilmaz e Drogba (Bulut). Técnico: Roberto Mancini.

Chelsea: Cech; Ivanovic, Terry, Cahill e Azpilicueta; Ramires, Lampard, Willian e Hazard (Oscar); Torres (Eto'o) e Schurrle (Mikel). Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Alonso e Juan Yuste.

Gols: Chedjou (Galatasaray) Torres (Chelsea)

Cartões amarelos: Inan (Galatasaray) Terry, Schurrle, Ramires e Cech (Chelsea)

Estádio: Ali Sami Yen Spor Kompleksi, em Istambul (Turquia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra