Juninho faz golaço, mas Lyon cede empate ao Barcelona
Três dias depois de ter perdido uma série de 22 partidas de invencibilidade no Campeonato Espanhol, o Barcelona voltou a campo, desta vez pela Copa dos Campeões, e conseguiu arrancar um importante empate com o Lyon na tarde desta terça-feira, na abertura das oitavas-de-final. No Estádio de Gerland, na França, o time mandante saiu na frente com um belo gol marcado pelo brasileiro Juninho Pernambucano, mas sofreu a igualdade e ficou no 1 a 1 diante de seus torcedores.
» Veja fotos de Lyon x Barcelona 
No encontro que reuniu os líderes da Espanha e da França, os primeiros encontraram dificuldades para manter o bom momento de seu ataque na principal competição européia, em que chegou a 19 tentos em sete partidas disputadas e manteve a melhor marca do torneio. Mesmo assim, obteve o direito de jogar pelo empate sem gols no jogo de volta, que será disputado no Camp Nou, na Espanha, no dia 11 de março.
A partida também marcou o duelo pessoal entre os artilheiros da Copa dos Campeões, Messi e Benzema, que passaram em branco nesta tarde. No entanto, outros personagens se destacaram no duelo, Enquanto o Lyon aproveitou a qualidade de Juninho na bola parada, o Barcelona contou com o bom momento do francês Henry.
Em pouco tempo de bola rolando, os espanhóis mostraram logo nos primeiros minutos a qualidade do passes, sua maior virtude. Em cinco minutos, Henry já tinha aparecido duas vezes no meio da defesa do Lyon. Os franceses, porém, responderam também com o que tem de melhor: Juninho Pernambucano, que surpreendeu o goleiro Valdés e bateu direito uma cobrança de falta do lado direito, com perfeição, no ângulo.
Empolgados pela vantagem, os franceses passaram a criar mais chances e quase ampliaram o placar ainda no primeiro tempo. Entre os 25 e os 35min, os anfitriões estabeleceram uma blitz em busca do segundo gol com três tentativas perigosas. Na primeira, Benzema arrematou de fora da área na trave de Valdés. Na sequência, foi Makoun que aproveitou rebote na pequena área e bateu de primeira. Depois, Valdés se esticou para evitar que a bola chegasse a livre Benzema, na cara do gol.
No entanto, na volta do intervalo, os comandados de Josep Guardiola impuseram uma marcação adiantada e dificultaram que a bola chegasse em Juninho e, consequentemente, Benzema. Assim, além de anular as forças do Lyon, ganhavam espaço no ataque diante da confusa defesa mandante.O primeiro resultado da tentativa apareceu aos 13min, quando o goleiro Lloris quase aceitou chute desprentensioso de Daniel Alves. Sete minutos depois, Pique cabeceou livre na pequena área e o arqueiro salvou. No lance, seguinte, entretanto, o camisa 1 do Lyon cedeu. Aos 22min, depois de cobrança de escanteio, Rafa Márquez desviou na primeira trave, Lloris não saiu e ficou sob as traves vendo Thierry Henry se agaixar próximo do pé da trave e escorar de cabeça, sozinho, para as redes francesas.
Com o empate, o Barcelona manteve seu estilo de jogo e tinha um Messi mais participativo. O atual heptacampeão francês, por sua vez, tratou de segurar os atuais líderes do Campeonato Espanhol para evitar uma derrota em seu campo. Conseguiu segurar o empate por 1 a 1, resultado aquém do que sonhavam os torcedores que compareceram ao local.
Com informações da Gazeta Press.
