Convocados à Copa América poderão jogar final da Champions
O problema de calendário entre Uefa e Conmebol está resolvido: os atletas sul-americanos que chegarem à final da Liga dos Campeões poderão se apresentar às suas seleções posteriormente na preparação para a Copa América. O simples acerto foi confirmado nesta quinta-feira, em resposta ao início de polêmica sobre o assunto que se estendeu durante a semana.
A final do principal torneio de clubes europeu está marcada para o dia 6 de junho, em Berlim. Mas as seleções da Copa América marcaram apresentação para período de treinos antes desta data, o que criou uma incongruência de calendário. Com o acordo consolidado, os sul-americanos que chegarem à decisão estarão liberados para jogar por seu clube. Assim, se apresentarão em suas seleções com alguns dias de tolerância. A Copa América começa no dia 11 do mesmo mês.
A medida visa tirar a pressão da escolha dos ombros dos jogadores. Se as seleções fossem inflexíveis quanto à data de apresentação, alguns atletas teriam de escolher entre jogar a final da Champions League ou defender seu país na Copa América.
No atual cenário do torneio europeu, atletas frequentemente convocados para a Seleção Brasileira ainda podem jogar a final. Para citar alguns, são os casos de Marquinhos, Thiago Silva e David Luiz, do PSG; Marcelo, do Real Madrid; e Neymar, do Barcelona.