Champions: renegado brilha contra PSG e põe Chelsea na semi
Em uma partida emocionante até o minuto final, o Chelsea conseguiu a classificação com a quarta opção de José Mourinho para o ataque. Deixado de lado no duelo em Paris, Demba Ba marcou aos 41min do segundo tempo o gol que garantiu o 2 a 0 contra o PSG nesta terça-feira, em Stamford Bridge, e consolidou a virada que colocou os londrinos na semifinal da Liga dos Campeões.
No jogo de ida os franceses venceram por 3 a 1 e viram perto a primeira classificação às semifinais do torneio desde a temporada 1994/1995. Mas o sonho acabou com o gol que deu pouco tempo de reação aos parisienses. Ainda assim, Petr Cech fez uma defesa salvadora nos acréscimos.
O Chelsea abriu o placar aos 31min do primeiro tempo com o alemão Schurrle, que entrou no lugar do lesionado Hazard logo no começo do duelo. Na segunda etapa, o alemão acertou a trave, assim como o brasileiro Oscar em cobrança de falta.
O gol decisivo veio no momento em que o PSG tinha as melhores chances em contra-ataques. Mas o Chelsea aproveitou a chance final, quando Azpilicueta chutou para a área e Demba Ba mostrou oportunismo para desviar para o gol. O senegalês quase não foi utilizado por Mourinho na temporada, como ficou evidente com a escalação de Schurrle como titular em Paris. Samuel Eto'o estava machucado e Fernando Torres também ficou no banco.
Se no gol de Schurrle Mourinho mostrou frieza ao apenas fazer anotações, no lance decisivo ele saiu em disparada e se juntou ao grupo de jogadores que fazia festa ao lado de Demba Ba. Veja todos os detalhes do jogo aqui.
O Chelsea volta à semifinal da Liga dos Campeões após uma campanha vexatória em 2012/2013, quando foi eliminado ainda na primeira fase quando defendia o título da competição. Seu adversário será definido em sorteio após o conhecimento dos outros semifinalistas. O Real Madrid também garantiu sua vaga nesta terça. Na quarta os duelos Bayern de Munique x Manchester United e Barcelona x Atlético de Madrid encerram as quartas.
Entre os oito brasileiros em campo - sem contar o ítalo-brasileiro Thiago Motta -, destaque para David Luiz que ajeitou de costas para Schurrle marcar o primeiro gol do Chelsea. Oscar e Willian tiveram atuação regular no meio-campo azul.
Pelo lado do PSG, Lucas mais uma vez buscou o jogo, mas não se fez decisivo com a ausência de Ibrahimovic, contundido. Maxwell, Thiago SIlva, Alex e Marquinhos, que quase marcou no último minuto, completaram a escalação brasileira em campo.
Gols
Chelsea 1 x 0 PSG – 31min do primeiro tempo - Lampard bate escanteio da direita, David Luiz escora de costas para o lado e Schurrle finaliza no canto esquerdo de Sirigu.
Chelsea 2 x 0 PSG - Azpilicueta pega sobra da zaga e chuta cruzado. A bola passa por toda defesa e Demba Ba resvala para o fundo das redes.
Na trave
4min do segundo tempo - Willian é acionado na lateral da área e rola para o meio. Schurrle pega de primeira, e a bola explode no travessão.
6min do segundo tempo - Oscar cobra infração da entrada da área e a bola, novamente, explode no poste superior.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 2 X 0 PARIS SAINT-GERMAIN
Local:
Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Data: 8 de abril de 2014, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Assistentes: Bertino Miranda e Tiago Trigo (ambos de Portugal)
Cartões amarelos: Willian, Lampard, Ivanovic, David Luiz (Chelsea); Maxwell, Verratti, Cavani (PSG)
CHELSEA: Cech, Ivanovic, Cahill, Terry e Azpilicueta; David Luiz, Lampard (Demba Ba) e Oscar (Fernando Torres), Willian, Eto'o e Hazard (Schurrle) Técnico: José Mourinho
PARIS SAINT-GERMAIN: Sirigu, Jallet, Alex, Thiago Silva e Maxwell; Thiago Motta, Verratti (Cabaye) e Matuidi; Lucas (Marquinhos), Cavani e Lavezzi (Pastore) Técnico: Laurent Blanc