Itália vence Moldávia, mas está virtualmente na repescagem da Copa do Mundo
Apesar do triunfo por 2 a 0, fora de casa, Azzurra precisaria de uma goleada de 9 a 0 para cima da Noruega para terminar líder de seu grupo
A Itália desperdiçou muitas chances, mas conseguiu sair da Moldávia com uma justa vitória por 2 a 0, nesta quinta-feira (13/11), contra os donos da casa. Foi graças a gols de Mancini e Esposito, já na bacia das almas, no estádio Zimbru, em Chisinau (MOL). A vitória, porém, não altera tanto a situação do Grupo I das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo.
Afinal, a seleção de Gennaro Gattuso vai aos 18 pontos e até fica ao alcance da Noruega (21) - sua próxima adversária -, que venceu a Estônia. No entanto, o time de Haaland possui 17 gols de vantagem em relação ao saldo dos italianos, o que virtualmente garante os nórdicos na liderança da chave. Dessa forma, a Itália deverá mesmo se contentar com a repescagem para chegar à Copa do Mundo 2026.
O jogo
A partida foi um verdadeiro bombardeio do início ao fim. Só na primeira etapa, foram 13 finalizações italianas, sendo três no alvo. Foram inúmeras as chegadas à área adversária, com a Itália desperdiçando boas chances de abrir o marcador. Na etapa final, apesar de um volume menor, a Azzurra seguia esbarrando na má pontaria e, claro, no goleiro Kozhukhar.
Gattuso optou por algumas mudanças, colocando Espósito e Retegui nos lugares de Scamacca e Raspadori, respectivamente. Dimarco entrou na vaga de Cambiasso, enquanto Politano foi a campo para fazer Orsolini descansar.
Como diz o ditado: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Foi nessa toada que, através de Mancini, a Itália chegou ao primeiro gol da partida, aos 42′. Dimarco - com total liberdade - cruzou da esquerda, e Mancini, de peixinho, testou para fazer um belo gol. Nos acréscimos, Esposito - também de cabeça - garantiu o 2 a 0 para dar a vitória à Azzurra.
Próximos passos de Moldávia e Itália
A Itália encerra sua participação nas Eliminatórias já no domingo (16/11), em casa, quando pega a Noruega, pela última rodada. Depois, então, só voltará em campo (provavelmente) para a repescagem europeia, no fim de março. O sorteio que definirá os confrontos será no dia 20 de novembro, na sede da Fifa, em Zurique (SUI).
A Moldávia fecha sua modesta participação contra Israel, também no domingo, às 16h45, em Debreceni, na Hungria. O duelo não ocorre em solo israelense por determinação da Uefa.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.