Por campanha decepcionante, Dalglish é demitido do Liverpool
Um dos grandes ídolos da história do Liverpool, o técnico Kenny Dalglish não é mais técnico do clube inglês. Nesta quarta-feira, a diretoria afirmou em comunicado divulgado no site oficial que o contrato do comandante foi terminado e que já procura um novo treinador. De acordo com o presidente Tom Werner, a saída acontece pelo fraco desempenho da equipe no Campeonato Inglês.
"Resultados no Campeonato Inglês foram desapontantes e acreditamos que para construir o progresso que já temos feito, precisamos fazer mudanças", explicou o mandatário do Liverpool. Na atual temporada, a equipe terminou apenas em oitavo lugar, campanha igual da temporada 1994/95 - desempenho mais fraco desde a criação da Premier League - e pior classificação do clube no Campeonato Inglês desde a temporada 1954/55, quando terminou em 22º lugar e caiu à segunda divisão.
Em sua última passagem, Dalglish assumiu o Liverpool em janeiro de 2011 e comandou o clube apenas a conquista da Copa da Liga Inglesa, nesta temporada. De acordo com a imprensa inglesa, os espanhóis Rafa Benítez, ex-comandante do clube, e Roberto Martínez, atual treinador do Wigan, são os favoritos para assumir o clube do noroeste inglês no lugar do escocês.
Dos 18 títulos ingleses conquistados pelo clube, Kenny Dalglish esteve presente em oito deles, tanto como técnico e jogador. Pelo Liverpool, o escocês também foi campeão de três Liga dos Campeões, uma Supercopa europeia, duas Copas da Inglaterra, cinco Copas da Liga Inglesa e oito Supercopa inglesa.
Dalglish também se pronunciou e não escondeu a decepção com a atitude tomada pela direção do clube inglês. "Estou obviamente decepcionado em deixar o clube. Eu posso dizer que o assunto foi tratado pelos donos do clube de forma honrável, respeitosa e digna e reflete a qualidade das pessoas envolvidas".
"Estou orgulhoso que demos ao clube o primeiro troféu vencido em seis anos (Copa da Liga) e chegamos perto do segundo troféu na final da Copa da Inglaterra. Claro que estou desapontado com os resultados no campeonato, mas eu não trocaria a conquista da Copa da Liga por nada e o que significava para os nossos torcedores e para o clube voltar a levantar troféus", completou Dalglish.
Além do Liverpool, Dalglish também atuou pelo Celtic, clube que o revelou. O ex-atacante, 61 anos, marcou 366 gols em sua carreira. Como jogador, ele é o recordista de partida e gols pela seleção escocesa, 102 aparições e 30 tentos. Também teve sucesso na carreira de treinador e, além das conquistas com o Liverpool, conquistou o título inglês com o Blackburn e o vice-campeonato com o Newcastle.