Ex-jogador do Sunderland é condenado por abusar de garota
Após cerca de um ano de investigações, já que foi preso de forma preventiva pela primeira vez em março de 2015, o inglês Adam Johnson, ex-jogador do Sunderland, foi condenado à prisão por ter aliciado e mantido relações sexuais com uma adolescente de 15 anos de idade.
Julgado na Corte de Bradford, Johnson foi condenado a uma pena de seis anos de reclusão por ter abusado da confiança da garota de 15 anos por achá-la sexualmente atraente. De acordo com as investigações, Johnson aliciou a menor entre o fim de 2014 e o início de 2015 através da internet.
Diante das acusações, Johnson se declarou culpado ainda em 2015, quando foi detido de forma preventiva para averiguação das provas. Em sessão na Corte, nesta quinta-feira, o juiz do caso admitiu que a garota, que não tem o nome mencionado, sofreu graves danos psicológicos em decorrência do episódio.
O juiz Jonathan Rose ainda afirmou que Adam Johnson sabia que a garota tinha menos que 16 anos, idade em que já é respeitado o consenso em relações sexuais na Inglaterra. “Isso era sabido por ele. Ela tinha acabado de completar 15 anos e foi seduzida por ele, que a achou sexualmente atraente”, declarou.
Revelado pelo Middlesbrough, clube em que atuou até 2010, Adam Johnson encarou períodos de empréstimo no Leeds United e no Watford antes de chegar ao Manchester City. Na equipe azul, atuou até 2012, quando se transferiu ao Sunderland.
Após a deflagração da polêmica, o clube o afastou provisoriamente, mas Johnson ainda voltou a atuar na última temporada. No entanto, teve o contrato rompido no início deste ano e agora está sem clube, sujeito a cumprir a pena que lhe foi imposta caso o recurso não seja aceito na Justiça.