Barça pode dar título ao Real; Inglês cai no colo do City
A temporada 2013/14 dos Campeonato Espanhol e Inglês será emocionante até o fim. Com duas rodadas restando na Espanha, Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid brigam pelo título, enquanto na Inglaterra Liverpool e Chelsea secam o Manchester City na reta final. Confira o panorama dos nacionais europeus mais equilibrados:
Restando duas rodadas para o fim do Campeonato Espanhol, a dupla Real Madrid-Barcelona pode não ser campeã do torneio nacional pela primeira vez em dez anos, quando o Valencia de Rafa Benítez desbancou os catalães e ficou com o título da temporada 2003/04. Desta vez, o Atlético de Madrid comandado por Diego Simeone depende de si mesmo para levantar a taça pela décima vez na sua história, mas não pode vacilar nas duas últimas rodadas da competição – a segunda contra o Barça, que pode dar o Espanhol de presente ao seu maior rival.
Com uma defesa que sofre em média 0,67 gols por partida (levou 24 gols em 36 rodadas), o atual líder do Espanhol enfrentará na última rodada o segundo melhor ataque, o Barcelona, no confronto que pode definir o título ou permitir que o Real Madrid ultrapasse ambos no momento derradeiro. Até esta terça-feira, o torneio conta com o Atlético na liderança com 88 pontos, seguido de Barcelona com 85 e Real Madrid com 83 (e um jogo a menos, a ser realizado nesta quarta-feira contra o Valladolid, fora de casa). Veja classificação e tabela completas.
O Atlético de Madrid terá pela frente neste domingo o Málaga, no Estádio Vicente Calderón, para chegar na 38ª rodada precisando de apenas um empate diante do Barça, no Camp Nou, para garantir o primeiro lugar. O clube catalão, por outro lado, pode virar dono do seu próprio destino caso o Real Madrid tropece contra Valladolid, Celta ou Espanyol, pois uma vitória sobre os comandados de Simeone resultará no empate em pontos e vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate do torneio. Antes disso, porém, o time dos brasileiros Daniel Alves e Neymar precisa bater o Elche fora de casa.
Esperando pegar um Barcelona desmotivado, o presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, sugeriu que, se o clube tivesse dinheiro, daria uma “mala branca” para o Elche forçar um tropeço dos catalães. "Vou lhe dizer uma coisa e não a leve como brincadeira. Se tivéssemos dinheiro, quem sabe não pensaria em incentivar o Elche”, afirmou.
Curiosamente, caso Real Madrid vença os três confrontos do Espanhol que restam no seu calendário, precisará torcer pelo maior rival para evitar que o vizinho de cidade conquiste o título, pois se houver igualdade em pontos, o Atlético de Madrid leva vantagem no confronto direto – venceu no Santiago Bernabéu por 1 a 0 e empatou em casa por 2 a 2.
Em resumo, em caso de vitórias dos favoritos nos próximos jogos, a definição da última rodada, no dia 18 de maio, terá o seguinte panorama na Espanha: Atlético de Madrid precisando de um empate contra o Barcelona no Camp Nou para ser campeão; o time catalão com a obrigação da vitória combinada com um tropeço do Real Madrid; e os merengues na torcida para uma vitória do maior rival contra o Atlético, sem esquecer de fazerem sua parte contra o Espanyol, no Santiago Bernabéu.
Inglaterra
Enquanto na Espanha os duelos diretos podem ser decisivos caso os clubes terminem o torneio nacional empatados, na Inglaterra o saldo de gols escolherá o vencedor, embora a partida entre Liverpool e Chelsea em Anfield possa ter encaminhado o quarto título da história do Manchester City. Veja tabela e classificação completas.
Na ocasião, o time londrino derrubou o líder provisório da competição por 2 a 0, em mais uma partida marcada pelo que ficou conhecido como “ônibus azul” do técnico José Mourinho, uma retranca ferrenha que deu resultado com dois gols no contra-ataque, cada um no final de um tempo. O resultado fez com que o City, com dois jogos por disputar, retomasse o controle do campeonato em pontos perdidos, pois seu saldo de gols é amplamente superior ao do líder da competição.
Os torcedores do Liverpool tiveram que apoiar o rival local Everton no último fim de semana na esperança de um tropeço do Manchester City em Goodison Park, mas o time treinado por Manuel Pellegrini venceu de virada por 3 a 2 diante do adversário supostamente mais difícil que restava no seu calendário.
Agora o atual campeão Inglês precisará de um empate e uma vitória contra Aston Villa e West Ham em casa para levantar o bicampeonato, pois o Liverpool cedeu um doloroso empate contra o Crystal Palace na última segunda-feira e dificilmente conseguirá tirar a diferença no saldo de gols na última rodada, diante do Newcastle em Anfield.
O Chelsea segue com chances de título caso o Manchester City não vença o jogo adiado para esta quarta-feira, contra o Aston Villa. Se os comandados de Pellegrini empatarem ou perderem, o clube londrino ainda poderá pular para a primeira posição na última rodada, mas continuará dependendo de derrotas de Liverpool e City.