PUBLICIDADE

Euro: Itália desponta como favorita; veja duelos das quartas

Portugal e França, que fizeram a última final da competição, já ficaram pelo caminho; Alemanha também está eliminada

29 jun 2021 14h36
| atualizado às 19h10
ver comentários
Publicidade

Os confrontos de quartas de final da Eurocopa estão todos definidos. Três das principais favoritas já deram adeus a chance de título: Portugal, França e Alemanha. A Itália, que brilhou na primeira fase, desponta como grande favorita a quebrar um jejum que já dura desde 1968 e voltar a levantar a taça do torneio. Já a Espanha, que teve dificuldades, começar a encorpar e corre por fora. 

Jogadores da Itália comemoram vaga nas quartas de final
Jogadores da Itália comemoram vaga nas quartas de final
Foto: Carl Recine / Reuters

Atual campeão europeu, Portugal, de Cristiano Ronaldo, foi derrotado no primeiro duelo de mata-mata pela Bélgica. A geração de De Bruyne e Hazard está invicta na competição até agora, foram quatro jogos e quatro vitórias. No entanto, a dupla belga está fora do jogo das quartas de final por causa de lesões.

O artilheiro Lukaku é a grande esperança da Bélgica contra a Itália. O atacante, que atua na Inter de Milão, conhece bem os adversários. O time de Roberto Mancini apresentou o melhor futebol da fase de grupos, mas teve dificuldade nas oitavas contra a Áustria e só conseguiu a classificação na prorrogação.

Outro confronto definido das quartas de final é entre Espanha e Suíça. Depois de passar sufoco na 1ª fase, a seleção comandada por Luis Enrique deu mais um susto nos seus torcedores após abrir 3 a 1 contra a Croácia, atual vice-campeã mundial, e permitir o empate nos acréscimos. No tempo extra, os espanhóis justificaram o favoritismo e venceram por 5 a 3.

O cenário de França e Suíça foi muito parecido com o de Espanha e Croácia. Porém, neste duelo, a zebra apareceu. Os suíços saíram na frente, perderam um pênalti e viram a França virar para 2 a 1 em quatro minutos entre a penalidade defendida por Lloris e o 2º gol de Benzema. Quando Pogba marcou o terceiro e mostrou toda a marra na comemoração a partida parecia definido. No entanto, a Suíça conseguiu o empate e levou a melhor na disputa de pênaltis. Mbappé, principal jogador da França, foi o único a errar a cobrança. 

Outra seleção favorita que caiu precocemente foi a Holanda. A expulsão de do zagueiro De Ligt abriu o caminho para a vitória da República Tcheca por 2 a 0. Agora, eles terão pela frente a Dinamarca, que não tomou conhecimento de País de Gales e goleou o time de Gareth Bale por 4 a 0. O time dinamarquês protagonizou o principal acontecimento da Eurocopa até agora. Eriksen, craque do time, sofreu uma parada cardíaca em campo logo na estreia na competição e precisou ser operado. 

Cadê o 'grupo da morte'?

Após o sorteio colocar Alemanha, França e Inglaterra ao lado de Hungria na mesma chave, o grupo F passou a ser conhecido como o "grupo da morte". No entanto, nenhuma das três seleções conseguiu avançar para as quartas de final.

A derrota da Alemanha por 2 a 0 para a Inglaterra pode ter sido o encerramento de uma vitoriosa geração. O técnico Joachim Löw, que comandou a equipe na campanha do título mundial na Copa de 2014, já anunciou que deixa o comando da equipe após a Euro. Hans-Dieter Flick, ex-técnico do Bayern de Munique, vai assumir o comando.

A Inglaterra, que quebrou um jejum de 46 anos sem vitórias contra os alemães em Wembley, encara a Ucrânia, que venceu a Suécia na prorrogação. O duelo de quartas de final está marcado para o Estádio Olímpico de Roma, na Itália. 

Veja os duelos das quartas:

02/07 - 13h - Suíça x Espanha
02/07 - 16h - Bélgica x Itália
03/07 - 13h - República Checa x Dinamarca
03/07 - 16h - Ucrânia x Inglaterra

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade