Piqué lamenta tensões nacionalistas no clássico Real x Barça
O zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, lamentou neste sábado o fato de os clássicos entre seu time e o Real Madrid serem associados a duelos entre Espanha e Catalunha em razão das tensões políticas entre a região e o governo central.
"O Barça-Real está cada vez mais com cara de Espanha-Catalunha, mas não deveria ser assim, é apenas uma partida de futebol", publicou o jogador no Twitter, na véspera do grande clássico do futebol espanhol, no Camp Nou.
No último dia 11 de setembro, milhares de catalães participaram de uma grande passeata a favor da independência da região.
Logo depois, o presidente do governo da Catalunha convocou eleições antecipadas para o próximo dia 25 de novembro e prometeu realizar um referendo sobre a autodeterminação da região.
O Barça gerou polêmica na Espanha ao aceitar que a torcida exibisse um grande mosáico com as cores da Cataluña antes do clássico deste domingo.
Um grupo separatista lançou um apelo para que os hinos sejam cantados aos 17 minutos e 14 segundos da partida, referindo-se à data de 1714, na qual as tropas franco-espanholas invadiram Barcelona durante a guerra de sucessão para a Coroa da Espanha.