Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Biografia: rumor de AIDS fez Guardiola deixar Barcelona como jogador

24 mai 2013 - 08h31
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Como volante, Guardiola conquistou seis Campeonatos Espanhóis pelo Barcelona
Como volante, Guardiola conquistou seis Campeonatos Espanhóis pelo Barcelona
Foto: Getty Images

Revelado pelo Barcelona, o volante Josep Guardiola permaneceu no clube de 1983 a 2001 e de lá saiu irritado com o surgimento do boato de que teria contraído AIDS. É isso o que afirma “Pep Guardiola – The Biography”, novo livro que está sendo lançado pelo jornalista espanhol Guillem Balague.

Com Guardiola às vésperas de retomar o trabalho como treinador no Bayern de Munique, o diário alemão Bild tem divulgado trechos da biografia. Nesta quarta-feira, o periódico aponta que a saída do espanhol do Barcelona – ainda na época de jogador – foi misteriosa.

Guardiola permaneceu muito tempo lesionado sob o comando do holandês Louis Van Gaal, no fim da década de 1990. Presidente do clube na ocasião, Josep Lluís Núñez pressionou a comissão médica da equipe para saber os motivos pelos quais o volante não retornava ao campo de jogo.

Segundo relata o livro, nesse momento começaram a surgir boatos nas ruas de Barcelona que Guardiola estava fora de combate devido a algo mais grave – o vírus da AIDS. Irritado, o jogador começou a investigar a origem dos rumores e chegou à conclusão de que eles não tinham sido levantados por seus colegas de time, nem por jornalistas, nem por torcedores ou dirigentes de clubes rivais.

O volante ainda teria se frustrado ao ver que a diretoria do Barcelona não veio a público para silenciar os boatos e proteger seu então capitão. A biografia relata que Guardiola viveu um momento muito difícil na época, perdendo a alegria em jogar.

Em 2001, após 11 temporadas, 379 partidas e 16 títulos conquistados pela equipe principal do Barcelona, o espanhol deixou a entidade e se transferiu ao Brescia. Já na Itália, ele foi flagrado duas vezes no mesmo ano no exame antidoping, que acusaram a presença de nandrolona em seu sangue.

O jogador foi suspenso por quatro meses, em um caso que gerou polêmica e repercussão até outubro de 2009. Em 2005, ele foi condenado a sete meses de suspensão da pena devido ao caso, mas apelou da decisão e acabou declarado inocente.

Guardiola, que vai encerrar um ano sabático passado com a família em Nova York e assumirá o comando do Bayern de Munique em junho, iniciou a carreira de treinador no Barcelona B, em 2007. De 2008 a 2012, ele dirigiu o time principal azul e grená, conquistando três Campeonatos Espanhóis, duas Ligas dos Campeões da Europa e duas Copas do Rei.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade