Barcelona "mima" Messi desde os 13 anos
O argentino Lionel Messi chegou ao Barcelona com apenas 13 anos. Desde então, o meio-campista tem recebido todos os cuidados necessários para se tornar um dos melhores jogadores do mundo, como conta nesta sexta-feira o jornal espanhol Sport.
Na época, o clube constatou por meio de uma série de exame que Messi tinha uma idade óssea de 11 anos. Sabendo que tinham um diamante na mão, o clube contratou um especialista para acompanhar a evolução física.
A primeira recomendação foi interromper o consumo de hormônio ao qual era submetido na Argentina. Só com uma alimentação equilibrada e um trabalho físico adequado o jogador alcançaria a altura geneticamente correspondente.
Messi chegou ao Barcelona com 13 anos medindo 1,48 m e pesando 39 kg. Três anos depois, passou a medir 1,64 m e 62 kg. As conseqüências do crescimento foram percebidas não só pelo desempenho dentro de campo, mas pelas lesões musculares.
Neste momento, o fisioterapeuta Juanjo Brau passou a orientar os treinamentos de Messi, com uma carga que permitisse ao jogador conciliar o fortalecimento muscular e a carreira.
Com a fórmula que inclui controle de fadiga muscular, alongamento antes e depois dos treinamentos e partidas, alimentação regrada e horas de descanso, Messi conseguiu deixar a instabilidade física para trás e caminha a largos passos para ser o melhor do mundo.