Barcelona faz história com 11 atletas da base por 49 minutos contra o Levante
O desejo de Louis van Gaal, que ganhou corpo com Josep Guardiola, enfim se tornou realidade com Tito Vilanova: o Barcelona teve em campo 11 jogadores formados em suas categorias de base, neste domingo na vitória contra o Levante por 4 a 0.
A escalação inicial dos catalães apontava para a presença de 10 pratas da casa, mas aos 13 minutos, Daniel Alves sofreu lesão muscular e acabou substituído por Martín Montoya. Valdés, o próprio Montoya, Piqué, Puyol, Alba; Busquets, Xavi, Cesc, Pedro, Messi e Iniesta, entraram para a história com o Barcelona. Foram 62 minutos com esta escalação, até a saída de Alba para a entrada de Adriano.
Em novembro de 1998, em entrevista, Van Gaal afirmou: "é muito importante que o Barça possa ganhar a Liga dos Campeões da Europa com muitos jogadores criados na Catalunha". Com o passar do tempo, a afirmação mudou "11 jogadores criados em La Masia".
O técnico holandês, atualmente treinando a seleção de seu país, criou os alicerces, lançando os jovens Xavi, Puyol, Iniesta e Víctor Valdés, boa parte da base do time atual.
Antes, Johan Cruyff tinha ensaiado a ideia, e após Van Gaal, outro holandês, Frank Rijkaard seguiu a receita, dando chance a um certo Lionel Messi. Mais tarde veio Guardiola, e agora Vilanova.
A contratação de Jordi Alba - que voltou ao clube no qual começou a jogar na infância - acrescentou opções à essa possibilidade. O próprio Vilanova afirmou que a escalação de 11 jogadores formados no clube era uma possibilidade real nesta temporada.
Aliás, a presença de jogadores formados em casa, do meio para a frente, já se tornou normal, e nesta temporada, o Barcelona passou a ter mais opções no setor defensivo, como Montoya, Alba, além do zagueiro Marc Bartra, que já atuou por alguns minutos nas últimas partidas.
Como não poderia deixar de ser diferente, os principais nomes dessa fornada de talentos, brilhou contra o Levante. Messi balançou as redes duas vezes, Iniesta deu três assistências e fez o terceiro gol da equoe catalã. Fábregas fechou a goleada.
Jogadores importantes como Javier Mascherano, Alex Song, David Villa vão se tornando, cada vez mais, opções para o decorrer das partidas, com isso, é possível que a escalação predominantemente "caseira" volte a acontecer em partidas futuras.
E a receita vem se mostrando um sucesso, já que, mesmo com alguns problemas de lesão, os números do Barcelona são espetaculares. No Campeonato Espanhol são 12 vitórias e um empate em 13 rodadas, o que representa o melhor começo de temporada de um clube na competição.
Caso vença no sábado o Athletic, o clube baterá recorde do Real Madrid, temporada 1991/1992, com o qual está igualado até o momento. Para melhor, na atual edição do campeonato nacional, já são 11 pontos de vantagem para o maior rival, que é o terceiro na tabela.
Na Liga dos Campeões o Barcelona já garantiu classificação e primeiro lugar no grupo G, com quatro vitórias e uma derrota, a única em jogos oficiais nesta temporada, para o Celtic, na Escócia, que não causou maiores estragos na já histórica temporada.