PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Vini Jr. tem reunião com presidente do Real Madrid após sofrer novos ataques racistas na Espanha

Vini Jr. foi vítima de insultos raciais neste domingo, na derrota por 1 a 0 do Real Madrid para o Valencia

22 mai 2023 - 10h04
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Vini Jr denunciou racismo na partida contra o Valencia
Vini Jr denunciou racismo na partida contra o Valencia
Foto: Pablo Morano / Reuters

Na manhã desta segunda-feira, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu com o atacante Vinícius Júnior na sede do clube, após o jogador sofrer novos ataques racistas na Espanha. Desta vez, o caso ocorreu em jogo contra o Valencia, no estádio Mestalla.

"O presidente do Real Madrid reuniu-se com @ViniJr para lhe mostrar o seu apoio e carinho, para o informar de todas as diligências que serão tomadas em sua defesa e para confirmar que o clube irá até às últimas consequências face a tal uma situação repugnante de ódio", escreveu o Real Madrid.

Além do encontro nesta manhã, o clube merengue agiu contra o caso de racismo na justiça espanhola. Em nota oficial, o Real Madrid repudiou os atos e informou que apresentou uma queixa à Procuradoria-Geral da Estado por crime de ódio e discriminação.

A equipe se baseou no artigo 124 da Constituição espanhola para acionar o órgão. O time ainda afirmou que os fatos se caracterizam como um "ataque direto" ao modelo de convivência do Estado social e democrático.

Vini Jr. foi vítima de insultos raciais neste domingo, na derrota por 1 a 0 do Real Madrid para o Valencia, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Aos 25 minutos do segundo tempo, torcedores entoaram cantos racistas direcionados ao atacante. O jogador identificou um dos torcedores que o ofendeu e precisou ser segurado pelos companheiros.

Após o término do confronto, La Liga prometeu que vai investigar o caso e, para isso, solicitou "todas as imagens disponíveis para investigar o ocorrido". A instituição também diz que "apresentou nove queixas nas últimas duas temporadas perante o Comitê de Competições da RFEF, Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, além do Ministério Público do Ódio e Tribunais".

Depois do episódio, diversos personagens do esporte prestaram apoio a Vinícius Júnior. Entre eles, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, os astros Neymar e Mbappé, o técnico Carlo Ancelotti e o Presidente da República, Lula. O próprio Vini Jr. também desabafou e cobrou "ações e punições" dos diretores de La Liga.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade