Ceferin sobe o tom contra Infantino, e clubes planejam nova entidade mundial
Presidente da Uefa questiona gestão de Infantino, enquanto dirigente do PSG defende estrutura para ampliar representação dos clubes
A tensão entre Uefa e Fifa aumentou após o presidente da entidade europeia, Aleksander Ceferin, criticar duramente Gianni Infantino pela falta de transparência e pela gestão comercial da entidade máxima do futebol. As declarações ocorreram na Assembleia da European Football Clubs (EFC), onde o presidente do órgão e do PSG, Nasser Al-Khelaifi, anunciou a criação dos Clubes de Futebol do Mundo, nova iniciativa global para ampliar a voz das equipes perante as confederações continentais.
A relação entre a Uefa e a Fifa ganhou um novo capítulo de tensão nesta terça-feira (29). Aleksander Ceferin, presidente da entidade europeia, fez duras críticas a Gianni Infantino durante a Assembleia Geral da European Football Clubs (EFC), em Copenhague. No mesmo evento, Nasser Al-Khelaifi, presidente da EFC e do PSG, anunciou a criação de uma iniciativa para representar clubes de diferentes partes do mundo.
Ceferin direcionou suas críticas principalmente à forma como a Fifa administra seus direitos comerciais e à falta de transparência nas decisões. Para ilustrar sua posição, o dirigente esloveno citou o clássico conto "A Roupa Nova do Imperador", de Hans Christian Andersen.
Na história, um imperador acredita estar usando roupas magníficas, embora ninguém consiga enxergá-las. Para Ceferin, a situação serve como comparação para o atual cenário do futebol.
"O imperador está nu", afirmou o presidente da Uefa ao concluir a referência à obra.
O dirigente também questionou a maneira como a Fifa conduziu as negociações envolvendo seus ativos comerciais. Ceferin pediu aos representantes dos clubes que imaginassem um executivo negociando secretamente um dos principais patrimônios da organização, sem informar dirigentes, jogadores ou torcedores.
"Quantas vezes isso teria de acontecer nos seus clubes antes de o conselho dizer basta? É hora de dizer basta. Nenhuma política ou quantidade de poder dá a ninguém o direito de vender o futebol", declarou.
As críticas acontecem após a Fifa abandonar o projeto FIFA Forward Enterprise, que previa a entrada de investidores privados nos direitos comerciais da entidade. A proposta enfrentou resistência de diferentes organizações do futebol europeu e acabou retirada, mas aumentou o desgaste entre a Fifa e seus principais interlocutores no continente.
Al-Khelaifi anuncia nova organização mundial
Durante o mesmo encontro, Al-Khelaifi apresentou uma proposta para ampliar a representação dos clubes em escala global. O dirigente anunciou a criação dos Clubes de Futebol do Mundo, uma estrutura que pretende reunir equipes de diferentes países e atuar em conjunto com as seis confederações continentais.
"É por isso que agora é a hora de criar os Clubes de Futebol do Mundo. Porque todos os clubes do mundo merecem ser representados, ter voz e uma melhor oportunidade de ter sucesso", afirmou Al-Khelaifi.
O presidente da EFC também criticou o cenário atual e defendeu uma relação mais transparente entre as instituições que comandam o futebol. "Em vez de melhorar o nosso jogo, estamos desperdiçando nosso tempo lidando com problemas e questões. O futebol funciona quando nos ouvimos uns aos outros, quando somos transparentes entre nós e, acima de tudo, quando somos honestos", disse.
A EFC reúne atualmente mais de 900 clubes e vem aumentando sua participação nas discussões sobre o futuro do futebol europeu. A criação de uma organização com alcance mundial pode ampliar ainda mais a participação dos clubes nas decisões do futebol e criar uma nova frente de representação no cenário internacional.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.