Chefe de Arbitragem da Fifa propõe fim do rebote em cobranças de pênaltis
Lendário árbitro Pierluigi Collina afirma que goleiros têm menos oportunidades do que os cobradores no momento da batida na bola nos pênaltis
O ex-árbitro Pierluigi Collina, que atualmente atua como presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa, propôs o fim dos rebotes em cobranças de pênaltis no futebol. Assim, em entrevista ao jornal "La Reppublica", o italiano afirmou que os arqueiros têm menos oportunidades do que os cobradores no momento da batida na bola.
"Acho que há uma lacuna enorme entre as oportunidades que o cobrador e o goleiro têm. Em média, 75% dos pênaltis terminam em gol. Além disso, há também a possibilidade da bola ricochetear no goleiro. Uma solução é a regra do tiro único, como nas disputas de pênaltis após a prorrogação. Não há rebote", disse.
Além disso, Collina falou sobre a aglomeração de atletas na linha da grande área no momento das cobranças. De acordo com a visão do ex-árbitro, o ideal seria não haver rebote e ir direto para o tiro de meta em caso de defesa.
"Ou você marca um gol ou o jogo recomeça com um tiro de meta, ponto final. Isso também eliminaria o espetáculo que vemos antes de um pênalti ser cobrado, com todos se aglomerando na área. Eles parecem cavalos nos portões de largada antes de uma corrida", completou.
Vale lembrar que o histórico árbitro, Pierluigi Collina, apitou a final da Copa do Mundo de 2022 e foi eleito pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) o melhor da história do futebol. Ele está à frente da Comissão de Arbitragem da Fifa desde 2017 e contribui para o desenvolvimento da tecnologia como auxílio dos árbitros.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.