Albânia, de Sylvinho, conquista classificação à Euro; Itália supera algoz e depende só dela
Será a segunda participação da seleção no formato atual da Eurocopa
A penúltima rodada das Eliminatórias da Euro 2024 estão pegando fogo, com vagas sendo decididas e seleções ficando pelo caminho. Nesta sexta-feira (17), foi a vez da Albânia conseguir a histórica classificação, enquanto que outras vagas seguem aberto. Confira, agora, o resumão de futebol internacional desta sexta, que também abordará o Mundial sub-17.
Pelo grupo E, a Albânia, treinada pelo ex-treinador de Corinthians e Lyon, Sylvinho, seguiu sua bela campanha e carimbou o passaporte à Alemanha para disputar a Euro 2024. Precisando de um empate em um confronto direto diante da Moldávia, fora de casa, os albaneses abriram o placar aos 25 minutos, com Cikalleshi cobrando pênalti. No final, Babohlo empatou, mas ficou nisso.
Com o resultado, a seleção foi a 14 pontos e poderá terminar, no máximo, em segundo lugar, o que também garante a classificação. Esta será a segunda vez que o país disputará o maior torneio de seleções do Velho Continente no formato atual - a última vez foi em 2016. No total, restando uma rodada, perdeu apenas uma partida no grupo.
Polônia não tem mais chances
Pelo mesmo grupo, a Polônia de Lewandowski ficou no empate de 1 a 0 contra a República Tcheca e, assim, não tem mais chances de se classificar via Eliminatórias. Agora, resta ao craque do Barcelona tentar a vaga via playoffs da Nations League, que ocorrerão no ano que vem.
Itália viva
Enfrentando a seleção que a tirou da Copa do Mundo 2022, a Itália precisava vencer a Macedônia do Norte para depender apenas dela na última rodada. No primeiro tempo, apesar de um pênalti perdido por Jorginho, o time abriu 3 a 0, com dois gols de Chiesa e um de Darmian. No segundo tempo, porém, os macedônios diminuíram para 3 a 2, assustando os italianos. Na parte final, entretanto, Raspadori e El Shaarawy ampliaram a diferença: 5 a 2.
Agora, com este triunfo, Itália e Ucrânia se enfrentam na próxima segunda-feira (20), às 16h45, em Leverkusen, na Alemanha, valendo a segunda vaga do grupo C à Euro - os italianos tem a vantagem do empate. Na liderança, está a Inglaterra que, já classificada, venceu Malta por 2 a 0. Pelo grupo H, a Dinamarca bateu a Eslovênia e está classificada
Resultados das Eliminatórias Euro 2024
- Inglaterra 2 x 0 Malta
- Itália 5 x 2 Macedônia do Norte
- Moldávia 1 x 1 Albânia
- Polônia 1 x 1 República Tcheca
- Cazaquistão 3 x 1 San Marino
- Finlândia 4 x 0 Irlanda do Norte
- Dinamarca 2 x 1 Eslovênia
Mundial sub-17
No Mundial sub-17, foram definidos os classificados dos grupos C e D, Nas duas chaves, três seleções de cada uma passaram às oitavas de final, por conta de serem dois dos melhores terceiros colocados. Em ambos os grupos, as três seleções terminaram com o mesmo número de pontos: seis.
No D, a Argentina goleou a Polônia por 4 a 0 e se garantiu em primeiro lugar justamente por conta do placar elástico, terminando em primeiro lugar com + 5 gols. Na sequência, ficou Senegal que, mesmo perdendo por 2 a 0 para o Japão nesta sexta, terminou a primeira fase em segundo, com +2 de saldo, superando os japoneses por um gol.
Na chave C, o Brasil venceu a Inglaterra por 2 a 1 e passou em segundo lugar, com seis pontos e +9 de saldo, um a menos do que os ingleses. Em terceiro, ficou o Irã que, nesta sexta, venceu a Nova Caledônia por "apenas" 5 a 0, e isso acabou sendo crucial para que o time ficasse em terceiro, já que Inglaterra e Brasil venceram a frágil seleção por 10 a 0 e 9 a 0, respectivamente.
Para saber tudo sobre futebol internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Resultados - Mundial sub-17
- Inglaterra 1 x 2 Brasil
- Irã 5 x 0 Nova Caledônia
- Polônia 0 x 4 Argentina
- Senegal 0 x 2 Japão
Confrontos de oitavas de final já definidos
- Equador x Brasil
- Espanha x Japão
- Marrocos x Irã