Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Final do Brasileiro de Futebol Freestyle ocorre no Ibirapuera

12 ago 2011 - 23h07
Compartilhar
Thiago Sagardoy
Direto de São Paulo

Neste final de semana, o Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera será palco do Campeonato Brasileiro de Futebol Freestyle, torneio que ocorre simultaneamente com a realização da Brazil Sports Show, feira que, desde a última quinta-feira até o próximo domingo, abriga uma grande variedade de shows, seminários, exposições e oficinas sobre o esporte.

Ainda não tão difundido no Brasil como o "primo rico" futebol, o futebol freestyle é uma derivação recente do esporte mais praticado no mundo. Entre embaixadas, gingas e muito malabarismo, 60 competidores disputam a fase eliminatória no sábado (13), e apenas os 16 melhores que se apresentarem ¿ em apenas um minuto ¿ poderão seguir para a fase final do dia seguinte.

No domingo (14), os 16 jogadores terão um minuto e meio para mostrarem habilidade e controle nas manobras com a bola. Os oito melhores se enfrentarão em uma final única para o campeão brasileiro de futebol freestyle ser conhecido, expectativa vivida pelos atletas Diego Castro e Murilo Pitol.

"Eu sempre joguei bola. Tentei ser profissional do futebol até os 20 anos, mas tive alguns problemas com empresários e não deu certo. Como eu sempre praticava embaixadas no final dos treinos, fiz um vídeo e coloquei na internet. Gostaram, comecei a fazer minha performance em eventos, e quando percebi que podia ganhar a vida com isso investi pesado. Hoje, eu já rodei vários países me apresentando e estou aqui para ganhar esse campeonato", afirmou o paulista Diego Castro, que tem 25 anos, formou-se em educação física e hoje está matriculado no curso de administração de empresas.

Murilo Pitol, de 20 anos, que também resolveu mudar seu foco após os vídeos de futebol freestyle se viralizarem há tempos atrás, é outro jogador na luta pelo título. Capixaba, o atleta pratica a modalidade há seis anos e não crê que seja possível incorporar alguma manobra ou lance de suas apresentações em uma partida real de futebol.

"São coisas completamente distintas. É como se, alguém que jogasse vôlei, pudesse jogar handebol só porque os dois esportes usam as mãos. Não sei nem dizer quem, em campo, se assemelharia a um jogador de futebol freestyle", disse, apoiado por Diego. "Ah, alguns tentam, tipo o Ronaldinho e o Cristiano Ronaldo, mas o que eles fazem de embaixada é o 'básico'", afirmou.

Final do Campeonato Brasileiro de Futebol Freestyle

Local: Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera

Data: domingo (14), às 11h

Ingresso: R$17,00

Foto: Léo Pinheiro / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra