PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Paulistão 2024: FPF divulga tabela do torneio; confira agenda do seu time

Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos conhecem a agenda de jogos do Estadual; torneio terá clássico logo na 3ª rodada

7 dez 2023 - 18h55
(atualizado às 22h06)
Compartilhar
Exibir comentários
S11 Ecoknit, bola oficial do Campeonato Paulista 2024.
S11 Ecoknit, bola oficial do Campeonato Paulista 2024.
Foto: Divulgação/ FPF / Estadão

Mal acabou o Campeonato Brasileiro e o futebol já respira os estaduais. Um dia após a última rodada do Brasileirão, a Federação Paulista de Futebol (FPF), divulgou nesta quinta-feira a tabela básica do Campeonato Paulista de 2024. A abertura está prevista para o dia 21 de janeiro e a decisão para o dia 7 de abril.  

Atual bicampeão, o Palmeiras estreia em Novo Horizonte, onde enfrenta o Novorizontino. Maior campeão estadual, o Corinthians recebe o Guarani, enquanto o São Paulo encara o Santo André. Já o Santos, rebaixado para a Série B do Brasileiro, terá o Paulistão para juntar os cacos. Nesta atual temporada, escapou da queda para a Série A2 apenas na última rodada. A estreia santista vai acontecer diante do Botafogo, em Ribeirão Preto. Vice-campeão no ano passado, o Água Santa estreia diante do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.

O curioso é que dos 16 clubes que integram o Paulistão, quatro estão na Série A do Brasileiro: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino. Agora são sete clubes na Série B: Santos, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino, Mirassol, Ituano e Botafogo. Na Série C apenas o São Bernardo e três na Série D: Santo André, Internacional de Limeira e Água Santa. Apenas da Portuguesa não tem calendário anual.

A fórmula utilizada é a mesma das últimas temporadas. São quatro grupos, com quatro times cada e que se enfrentam fora dos grupos. Ao final de 12 rodadas, os dois times de pior campanha geral são rebaixados e os dois primeiros de cada enfrentam-se nas quartas de finas em jogo único, assim como nas semifinais, que terão os confrontos definidos de acordo com as campanhas na soma das fases. A fase final será disputada em jogo de ida e volta.

Os cinco primeiros colocados gerais terão vaga garantida na Copa do Brasil de 2025. Por causa da fraca campanha de 2023, o Santos estará fora do torneio nacional e que mais bem paga suas premiações. Novamente nesta edição haverá o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, da fase de grupos à final.

Os valores ainda não foram revelados, mas a FPF promete que o Paulistão 2024 terá a maior receita de patrocínio com direitos de transmissão da história da competição. Em 2023, com o 25º título Estadual, o Palmeiras acumulou R$ 20 milhões com premiação. Neste ano o Paulistão terá como novidade a parceria com a Cazé TV no Youtube, para transmitir os jogos. Record TV, TNT Sports, HBO Max, também farão a cobertura do campeonato.

Confira os jogos da 1ª rodada do Paulistão 2024:

  • Botafogo de Ribeirão Preto x Santos
  • Corinthians x Guarani
  • Inter de Limeira x Portuguesa
  • Novorizontino x Palmeiras
  • Ponte Preta x Mirassol
  • Red Bull Bragantino x Água Santa
  • São Bernardo x Ituano
  • São Paulo x Santo André

Veja as datas previstas para os clássicos

  • 28/01 - 3ª rodada - Palmeiras x Santos
  • 31/01 - 4ª rodada - Corinthians x São Paulo
  • 07/02 - 6ª rodada - Santos x Corinthians
  • 14/02 - 8ª rodada - São Paulo x Santos
  • 18/02 - 9ª rodada - Palmeiras x Corinthians
  • 03/03 - 11ª rodada - São Paulo x Palmeiras
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade