PUBLICIDADE

Campeonato Mineiro

Mineiro Módulo II: Itabirito garante título em Varginha e Uberlândia conquista acesso na 'batalha de Betim'

Uberlândia retorna à elite de imediato, e Itabirito fará participação inédita no Campeonato Mineiro Módulo I

12 ago 2023 - 20h15
(atualizado às 20h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Itabirito conquistou título do Módulo II e acesso inédito para elite do Mineiro
Itabirito conquistou título do Módulo II e acesso inédito para elite do Mineiro
Foto: Reprodução/YouTube/Itabirito FC / Esporte News Mundo

Neste sábado (12), o fechamento do Campeonato Mineiro Módulo II foi marcado por muitos momentos de emoções, na última rodada da hexagonal final. Enquanto Betim e Uberlândia estiveram na briga em confronto direto na Região Metropolitana, o Itabirito foi até Varginha enfrentar o Boa Esporte.

Os três clubes estiveram na briga por duas das três vagas para a elite do estadual em 2024, além da conquista do título. Com o Itabirito carimbando o acesso inédito para o primeiro escalão, além da conquista da taça, e o Uberlândia conseguindo uma reviravolta na reta final, as definições foram decretadas até o minuto final.

ITABIRITO VENCE O BOA E FESTEJA TÍTULO E ACESSO INÉDITO

A vitória do Itabirito confirmou a sua boa fase e conseguiu o acesso e a taça sem dificuldades. Diante de um Boa Esporte, que cumpria tabela sem mais chances, o clube só precisava do empate para se garantir na elite, mas queria ir além. O time venceu no Estádio Melão por 2 a 0 com gols de Tatá aos 8 minutos do segundo tempo, e Índio marcando de primeira aos 48 minutos, com muita imposição.

O Gato do Mato fez história hoje no futebol mineiro. Fundado em 2022 com o modelo de gestão SAF, o clube da Região Metropolitana de BH jogará o Módulo I pela primeira vez na história, alcançando a elite com dois acessos consecutivos. Será mais um debutante dos estaduais na elite pelo futebol brasileiro. Além disso, é a primeira taça do Itabirito em somente um ano de existência.

Com o acesso, a cidade terá uma festa especial para a população ainda nesta noite, com diversas atrações musicais.

UBERLÂNDIA CONQUISTA ACESSO NOS MINUTOS FINAIS

Batalha de Betim. Assim pode ser definido a partida que fez o Periquito Verde assinar o seu retorno para a primeira divisão do Mineiro. A equipe conquistou o acesso nos acrésimos na Arena Vera Cruz fora de casa, e volta para a elite após o rebaixamento do ano passado. Somente a vitória interessava ao Uberlândia, enquanto os Gladiadores dependiam do empate para subir.

Em um jogo marcado por menos ofensividade e em estilo mais defensivo na primeira etapa, os clubes se estudavam, e voltaram para o segundo tempo querendo agredir. O Betim foi quem tentou se impor na primeira metade da segunda etapa, encontrando forte resistência do Verdão. O Tricolor viu os visitantes rebaterem com chances mais claras e mudanças grandes por mais ataque.

O lance decisivo ocorreu aos 48′, quando Diego do Betim levantou o braço na bola dentro da área. Após isso, a tensão tomou conta do estádio com invasão de dirigente, bombas arremessadas pela arquibancada, e conflitos dentro de campo que paralisaram a partida. Michael Paulista fez o gol do acesso aos 53′, para a festa dos torcedores que vieram do Triângulo Mineiro, que puderam adentrar ao estádio normalmente, após a polêmica com um decreto de torcida única pelo mandante.

BETIM AMARGA QUARTA TENTATIVA SEM SUCESSO

Com a derrota, o Betim Futebol decepcionou mais uma vez no final. Os Gladiadores, que viviam a expectativa de bons investimentos, e começando a rodada como líder da hexagonal final, viu um duro revés acontecer em seus domínios. Com a vitória do Itabirito, o clube ficou sem o acesso, descendo da ponta para o terceiro lugar na classificação final.

Após subir da Segundona Mineira (Série C) em 2019, desde 2022 o time é conhecido por 'bater na trave' diversas vezes no Módulo II. Essa foi a terceira vez que o clube ficou na terceira colocação, além de ficar de fora da quadrangular final em 2021.

Com os 'fracassos' em campo, o clube já tentou reverter resultados por diversas vezes no tribunal. Em 2021, tentou reivindicar possível vaga na quadrangular final por suposta escalação irregular do Serranense, e por falta de pagamento de taxas de arbitragem. Em 2022, em uma briga que chegou a paralisar o Campeonato Mineiro, acusou o Ipatinga de documentações irregulares pedindo perca de pontos na fase final para ter o acesso. O time perdeu em todas as instâncias.

Confira a classificação final da hexagonal final:

1º Itabirito - 21 pts

2º Uberlândia - 18 pts - 5 V e +7 SG

3º Betim - 18 pts - 5 V e +4 SG

4º URT- 10 pts

5º Boa Esporte- 7 pts

6º Aymorés - 6 pts

Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade