Com gol de Alecsandro, Inter vence 1º Gre-Nal de 2010
Em duelo marcado pelo equilíbrio e poucas chances de gol para os dois lados, brilhou a estrela do centroavante Alecsandro para decidir o clássico e dar a primeira vitória ao Internacional nos Gre-Nais de 2010. Neste domingo, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, o artilheiro que é irmão do são-paulino Richarlyson foi o único a ir às redes e garantiu o triunfo por 1 a 0 sobre o rival Grêmio, em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho.
Com a vitória no principal clássico do Rio Grande do Sul, os colorados igualam o número de pontos do São Luiz, atual líder do Grupo 2 do Estadual, com 13 somados. De quebra, ainda aumentam a série invicta para 12 jogos contra o rival em duelos válidos pelo Campeonato Gaúcho. Do lado do Grêmio, a derrota não traz prejuízos na tabela, já que o time tricolor ainda sustenta a ponta da Chave 2.
Apesar do equilíbrio, o Internacional se mostrou mais perigoso em toda a partida, apostando no entrosamento do grupo que atua junto desde a temporada passada. Já o Grêmio, que reformulou grande parte de seu time, começou melhor, criando duas boas oportunidades no início da partida, uma deles com Jonas, em uma cabeçada que passou próximo ao poste de Lauro. Como resposta, os colorados chegaram a marcar aos 6min, mas Giuliano dominou a bola com a mão e lance foi bem anulado.
Já na segunda etapa, o time de Jorge Fossati aumentou o domínio e quase abriu o placar com Alecsandro aos 5min, mas foi travado por Victor. Giuliano tentou de fora da área, sem sucesso. Já com Hugo no lugar do artilheiro Jonas, o time tricolor respondeu com Borges, que tocou sobre a meta adversária após cobrança de escanteio. Porém, recém-saído do banco de reservas, Edu deu um leve desvio de cabeça e o artilheiro não desperdiçou a segunda chance que caiu nos seus pés. Com liberdade, Alecsandro arriscou aos 34min e decretou a vitória colorada.
Nos minutos restantes, o Grêmio tentou pressionar e quase se salvou da derrota. Aos 48min, Maylson, após cobrança de falta, viu seu chute estourar na trave e o apito de fim de jogo ecoar em seu ouvido logo em seguida.
FICHA TÉCNICA
Internacional 1 x 0 Grêmio
Gols
Internacional: Alecsandro, aos 34min do 2º tempo
Ponto Forte do Internacional
Eficiente marcação no meio-campo e domínio das principais ações no clássico
Ponto Forte do Grêmio
Marcação no meio-campo sobre as principais armas do Internacional
Ponto Fraco do Internacional
Pouco uso das laterais para avançar e insistência das jogadas pelo meio
Ponto Fraco do Grêmio
Posicionamento no segundo tempo, quando recuou muito, abriu mão do ataque e trouxe o Internacional para o seu campo, principalmente após a entrada de Hugo na vaga de Jonas
Personagem do jogo
Alecsandro, do Internacional
Esquema Tático do Internacional
3-5-2
Lauro; Indio, Bolívar e Fabiano Eller; Nei (Bruno Silva, Sandro, Guiñazú, Giuliano (Andrezinho) e Kleber; Taison (Edu) e Alecsandro; técnico: Jorge Fossati
Esquema Tático do Grêmio
3-5-2
Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Joílson, Adilson (Maylson), Ferdinando, Souza (Fernando) e Lúcio; Jonas (Hugo e Borges; técnico: Silas
Cartões Amarelos
Internacional: Nei, Sandro e Guiñazú
Árbitro
Leandro Vuaden
Local
Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)