Escanteios, faltas e 2º cartão: FIFA trabalha para aumentar os poderes do VAR no futebol
Uma decisão sobre o assunto deverá ser tomada em março de 2024, na reunião anual da International Football Association Board (Ifab)
A FIFA trabalha para da mais autonomia aos árbitros de vídeo, espaço para tomar mais decisões, inclusive sobre segundos cartões amarelos, escanteios e cobrança de faltas. A informação foi publicada pelo The Times.
Um grupo de trabalho do VAR criado pela Fifa tem investigado se os árbitros assistentes de vídeo deveriam ter maiores responsabilidades, mas há temores que essas mudanças possam atrasar mais ainda as partidas.
Uma decisão sobre o assunto deverá ser tomada em março de 2024, na reunião anual da International Football Association Board (Ifab).
Nas regras atais, o VAR só pode interferir em quatro situações: cartão vermelho direto, gol, pênalti e erro claro de identificação do árbitro de campo em alguma marcação, como dar o cartão amarelo para o atleta errado.
Está sendo estudado que o VAR pode ser acionado em escanteios, faltas e expulsões pelo segundo cartão amarelo. Em todas essas possibilidades, a ferramenta não é utilizada.