0

Brasil x Honduras: Terra acompanha amistoso minuto a minuto

9 jun 2015
15h50
atualizado às 17h13
  • separator
  • 0
  • comentários

Em seu último amistoso antes da estreia na Copa América, a Seleção Brasileira terá pela frente a equipe de Honduras. A partida, marcada para as 22h (horário de Brasília) desta quarta, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, deve marcar o retorno de Neymar ao time de Dunga. Campeão da Liga dos Campeões da Europa no último sábado pelo Barcelona, o principal craque brasileiro não enfrentou o México, no Allianz Parque, pela impossibilidade de chegar ao país em tempo hábil para disputar o confronto. O Terra acompanha o jogo minuto a minuto a partir das 21h45. 

Brasil fez um bom primeiro tempo, mas caiu de ritmo na etapa final contra México
Brasil fez um bom primeiro tempo, mas caiu de ritmo na etapa final contra México
Foto: Miguel Schincariol / AFP

O duelo desta quarta também marca, de certa forma, uma volta de Dunga para casa, já que o treinador é residente em Porto Alegre. Jogador formado no Beira-Rio no início dos anos 80, o atual técnico da Seleção começou e encerrou sua carreira de atleta no Colorado e, como treinador de clubes, comandou apenas o Internacional. Além dele, o meia Fred e o lateral esquerdo Geferson também são oriundos da base rubra.

A fase do Brasil é boa. Após o vexame na Copa do Mundo, a Seleção venceu todos os nove amistosos que disputou. Neste período, construiu duas goleadas (4 a 0 sobre Japão e Turquia) e bateu equipes fortes, que disputaram o último Mundial, como Argentina, França, Chile e Colômbia.

A vitória por 2 a 0 sobre o México teve como um dos principais pontos positivos, na visão de Dunga, o reencontro com a torcida. Foi o primeiro jogo em casa do Brasil após as goleadas sofridas diante da Alemanha e Holanda na Copa. "Necessitamos do carinho e do apoio do torcedor. Todos estamos sujeitos o tempo todo a aplausos, se ganharmos, e a críticas se perdermos. Mas sempre conscientes do trabalho que temos feito. Sem dúvida nenhuma, nosso trunfo foi resgatar um pouquinho da confiança da torcida. Mais uma vez, a equipe mostrou personalidade", considerou o técnico.

Dunga vê torcida paulista com paciência limitada em vitória

O nome mais aguardado para o jogo desta quarta não podia ser outro: Neymar. Autor do último gol da vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, que deu ao Barcelona sua quinta Liga dos Campeões, o craque chegou a Porto Alegre na segunda-feira, antes do restante do elenco, e já deixou claro quer começar a partida. A decisão sobre sua escalação, no entanto, passará por uma reunião entre o próprio camisa 10 e o técnico Dunga, na qual sua condição física será avaliada.

Em relação ao time que bateu o México, Dunga deverá perder Danilo, com problema no tornozelo. Fabinho será seu substituto. Se Neymar jogar, quem deve sair da equipe é Fred. De resto, a equipe deverá ser a mesma que atuou em São Paulo, e esta será a base que fará a estreia na Copa América, domingo, em Temuco, contra o Peru.

Despedidas em Porto Alegre costumam dar sorte à seleção. Em 2013, o último jogo antes da campanha do quarto título brasileiro da Copa das Confederações foi na Arena do Grêmio, diante da França - a Seleção venceu por 3 a 0. Quem não traz lembranças muito boas é a equipe de Honduras: em 2001, o time centro-americano foi responsável por uma das maiores tragédias esportivas da história da Seleção Brasileira, ao eliminar o time de Luiz Felipe Scolari da Copa América, disputada na Colômbia, com uma vitória por 2 a 0.

Jogar no Beira-Rio, por sinal, não será novidade para os hondurenhos: em 2014, a equipe estreou na Copa do Mundo justamente em Porto Alegre, perdendo por 3 a 0 para a França. Nesta quarta, o time comandado por Jorge Luis Pinto (técnico que levou a Costa Rica às quartas de final do Mundial de forma surpreendente) promete dar trabalho: no último sábado, jogando em Assunção, Honduras arrancou um empate por 2 a 2 contra o Paraguai, que também se prepara para a Copa América.

A seleção hondurenha iniciou sua preparação específica para o amistoso diante do Brasil segunda-feira, em animado treino na Arena do Grêmio. A equipe também está em concentração para uma competição continental: dia 7 de julho, fará sua estreia na Copa Ouro da Concacaf, que dá vaga ao seu campeão para a Copa das Confederações. Antes de o torneio iniciar, os hondurenhos ainda receberão o México, no dia 30 de junho.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X HONDURAS

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 10 de junho de 2015, domingo
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Gary Vargas Carreno (BOL)
Assistentes: Wilson Arellano Guarachi (BOL) e Edwin Paredes Villca (BOL)

BRASIL: Jefferson; Fabinho, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Willian e Philippe Coutinho; Neymar e Diego Tardelli
Técnico: Dunga

HONDURAS: Escober; Palacios, Henry Figueroa, Beckeles e Izaguirre; Maynor Figueroa, Martínez, Mejía e Acosta; Castillo e Najar
Técnico: Jorge Luis Pinto

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade