Eliminatórias da Copa: como foi o desempenho das favoritas da Europa na Data Fifa
Espanha e Inglaterra mantém a invencibilidade e o 100% de aproveitamento, enquanto Itália luta para escapar da repescagem
As Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 tiveram, nesta Data Fifa, a entrada das principais seleções da Europa na disputa, depois do fim da Liga das Nações. Equipes como Itália, que já estavam eliminadas da competição anterior, já disputaram quatro partidas, enquanto Alemanha, Espanha e Portugal, entre outras, começaram agora na classificatória.
As seleções europeias se dividem em 12 grupos para as Eliminatórias — seis com cinco e outros seis com quatro equipes cada. Nesta fase, o vencedor de cada chave avança diretamente para a Copa do Mundo, enquanto os doze segundos colocados se juntam aos quatro melhores times de cada grupo da Liga das Nações — que ainda não tenham se garantido no Mundial — para a repescagem.
A Itália, que tenta retornar à Copa do Mundo após ausências nas edições de 2018 e 2022, sofreu nesta Data Fifa diante de Israel. A partida, disputada na Hungria, em função dos conflitos na Faixa de Gaza, estava empatada por 4 a 4 até os acréscimos da segunda etapa. Além disso, a seleção israelense chegou a ficar à frente do placar, ainda no início do jogo.
Mesmo assim, os italianos conseguiram garantir os três pontos com Sandro Tonali, já nos acréscimos. Sorte semelhante não tiveram os alemães em sua estreia nas Eliminatórias. Na sexta-feira, a equipe de Julian Nagelsmann foi surpreendida pela Eslováquia, fora de casa, e perdeu por 2 a 0.
A Alemanha conseguiu se recuperar na rodada seguinte, disputada neste domingo, 7, ao vencer a Irlanda do Norte, dessa vez em seus domínios. Somados os resultados, a seleção amarga a terceira colocação do Grupo A e, neste momento, estaria fora da Copa do Mundo e da repescagem.
Favoritas em alta
Destaques da Data Fifa ficam por Espanha, Portugal e Inglaterra. A seleção de Luis de la Fuente não tomou conhecimento da Turquia e venceu por 6 a 0, com brilho de Mikel Merino e Pedri; com Cristiano Ronaldo, os portugueses derrotaram a Armênia por 5 a 0, mas contra a Hungria, na vitória por 3 a 2.
Já os ingleses, assim como em outros anos, tem dominado seus adversários. Já são cinco vitórias em cinco rodadas, 100% de aproveitamento e classificação encaminhada para o Mundial. Sob o comando de Thomas Tuchel, a Inglaterra derrotou Andorra e Sérvia, por 2 a 0 e 5 a 0, respectivamente.
Outra seleção que mantém os 100% de aproveitamento é a França, mas com duas atuações discretas nesta Data Fifa. Os franceses derrotaram Ucrânia e Islândia, por 2 a 0 e 2 a 1, e assumiram a liderança do Grupo D. A tendência é que Kylian Mbappé e companhia não tenham dificuldades para garantir a vaga ao Mundial.
Ainda que não seja uma das favoritas logo de cara, a Noruega tem construído sua classificação em campo. Na última rodada, ao derrotar a Moldávia por 11 a 1, ampliou seu saldo de gols na liderança do Grupo I e complicou as chances de a Itália garantir a vaga direta para a Copa do Mundo, sem passar pela repescagem.