Despedida melancólica ou vaga garantida? Atlético-MG e Vasco encerram o Brasileirão de olho em 2026
Galo tenta juntar os cacos após vice continental e jejum de vitórias, enquanto Cruzmaltino deve poupar titulares visando a decisão na Copa do Brasil.
A temporada 2025 do Campeonato Brasileiro vive seus estertores neste domingo (7). Na Arena MRV, às 16h (de Brasília), Atlético-MG e Vasco da Gama medem forças pela 38ª rodada, o capítulo postremo da competição, com um desiderato comum: confirmar a classificação para a Copa Sul-Americana de 2026 e encerrar o ano de forma digna.
As duas equipes chegam para o prélio empatadas com 45 pontos, mas, após as vicissitudes de um ano irregular, vivem momentos emocionais distintos. O Vasco ocupa a 12ª colocação (por ter duas vitórias a mais), enquanto o Galo aparece logo atrás, em 13º.
O Atlético-MG entra em campo sob uma nuvem de frustração. O time ainda amarga o recente vice-campeonato da Copa Sul-Americana e atravessa uma fase técnica ruim, com um jejum de seis jogos sem saber o que é vencer. Para a equipe mineira, o jogo é a chance de dar uma resposta final à torcida antes das férias.
Já o Cruzmaltino vive a ansiedade de outra competição. Com o foco voltado para a semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense (na próxima quinta-feira), o time carioca deve encarar o duelo em Belo Horizonte de maneira quase perfunctória, cumprindo tabela com um time alternativo para preservar seus titulares.
Prováveis Escalações e Desfalques
Atlético-MG - Técnico: Jorge Sampaoli
O treinador argentino mantém o mistério habitual. Sampaoli deve manter a estrutura tática ofensiva, mas pode promover mudanças nas peças após a sequência negativa. O principal óbice para a montagem do time segue sendo o departamento médico cheio. A dúvida no ataque fica entre Rony e o ídolo Hulk.
- Time provável: Everson; Saravia (ou Bernard), Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Igor Gomes (ou Alexsander) e Gustavo Scarpa (ou Cuello); Dudu e Rony (ou Hulk).
- Quem está fora: Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles), Patrick (lesão na coxa), Júnior Santos (ruptura do tendão adutor) e Caio Maia (cirurgia no joelho).
Vasco da Gama - Técnico: Fernando Diniz
Priorizando a Copa do Brasil, Diniz deve escalar uma equipe considerada reserva. O zagueiro Cuesta é baixa certa por suspensão. Benjamín Garré, em transição física após pubalgia, segue como dúvida.
Quem está fora: Carlos Cuesta (suspenso); Lucas Piton (joelho esquerdo), Jair (joelho direito) e Adson (fratura na tíbia).
Time provável: Léo Jardim; Tchê Tchê, Lucas Oliveira, Lucas Freitas e Victor Luís; Hugo Moura, Mateus Carvalho, Paulinho e Matheus França; David e Vegetti.