PUBLICIDADE

Deco anuncia aposentadoria dos gramados

26 ago 2013 - 11h55
(atualizado às 12h00)
Compartilhar

O meia Deco, brasileiro naturalizado português que disputou duas Copas do Mundo e duas Euros pela seleção de Portugal, anunciou a aposentadoria dos gramados nesta segunda-feira, a um dia de completar 36 anos.

Jogador português Deco na apresentação ao Fluminense em 2010, no Rio de Janeiro. brasileiro naturalizado português que disputou duas Copas do Mundo e duas Euros pela seleção de Portugal, Deco anunciou a aposentadoria dos gramados nesta segunda-feira, a um dia de completar 36 anos. 9/08/2010.
Jogador português Deco na apresentação ao Fluminense em 2010, no Rio de Janeiro. brasileiro naturalizado português que disputou duas Copas do Mundo e duas Euros pela seleção de Portugal, Deco anunciou a aposentadoria dos gramados nesta segunda-feira, a um dia de completar 36 anos. 9/08/2010.
Foto: Sergio Moraes / Reuters

O jogador do Fluminense afirmou que a partida contra o Goiás na quarta-feira passada, em que entrou no segundo tempo, foi a última de sua carreira porque os "músculos não suportam mais" jogar futebol.

"Gostaria muito de continuar até o final deste (Campeonato) Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores. Mas não estou conseguindo", disse Deco, que chegou ao Fluminense em 2010 e conquistou dois títulos brasileiros pelo time, em 2010 e no ano passado.

"Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu", acrescentou o jogador em comunicado.

Ao longo da carreira, Deco destacou-se pela habilidade no trato da bola no meio-campo e a qualidade no passe. Também brilhou como cobrador de faltas, anotando diversos gols, e não raro acertava chutes precisos de fora da área, totalizando 116 gols.

Revelado pelo Corinthians, Deco fez sua estreia pelo clube paulista em 1996, mas disputou apenas duas partidas antes de ser negociado com o CSA. Foi vendido no ano seguinte para o futebol português, onde estreou pelo Alverca.

A carreira de Deco deslanchou no Porto, onde o meia atuou entre 1998 e 2004 e conquistou 11 títulos, incluindo uma Liga dos Campeões. De lá, o jogador foi para o Barcelona, onde conquistou mais uma Liga dos Campeões e fez parte de um time aclamado mundialmente ao lado de Ronaldinho Gaúcho e Samuel Eto'o.

O último clube de Deco na Europa foi o Chelsea, onde jogou por duas temporadas até acertar o retorno ao Brasil pelo Fluminense.

Deco, apelido de Anderson Luis de Souza, disputou ao longo da carreira 686 jogos por oito clubes e a seleção de Portugal, por quem disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2010 e as Euros 2004 e 2008. Com 75 jogos, deixou a seleção como décimo jogador que mais vestiu a camisa de Portugal.

Em junho deste ano, Deco foi suspenso por doping em consequência de um exame positivo após partida do Campeonato Carioca, mas escapou de uma punição severa porque o tribunal esportivo considerou que ele não teve a intenção de fazer uso da substância proibida furosemida. O jogador cumpriu pena de 30 dias de suspensão.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade